O governador Tião Viana participou de um café da manhã nesta sexta-feira, 23, com expedicionários que fazem parte da 2ª Expedição Interoceânica. O grupo partiu nesta manhã rumo ao Peru com destino ao porto de Matarani, às margens do Oceano Pacífico.
Cassiano Marques, integrante da organização desta expedição, explica que a viagem iniciou no porto de Santos, em São Paulo, às margens do Oceano Atlântico; seguiu pelo Mato Grosso, Rondônia, chegou ao Acre e se encerrará no Peru.
Marques trabalha com o turismo na rota interoceânica há mais de dez anos e ressalta que vê-la se consolidando é uma alegria.
“Essa estrada é belíssima para quem curte viajar e milhões de pessoas anualmente passam por ela. Com essa expedição a gente apresenta para o público nacional e estrangeiro a rota interoceânica que existe no Brasil assim como existe a rota 66, nos Estados Unidos”, afirmou Cassiano Marques.
O expedicionário e empresário Osvaldo Dias contou que para ele é motivo de emoção ver esta rota conquistando cada vez mais espaço para fins turísticos e comerciais.
“Há mais de 20 aos nós lutamos na iniciativa privada, fazendo muitas viagens pela América do Sul usando estradas que praticamente não existiam, não tinham asfalto em lugares que nem a gente sonhava, nem cogitava que teria asfalto e hoje, menos de 20 anos depois, a gente esta inaugurando a rota Atlântico-Pacífico”, observa o empresário.
Osvaldo frisa que o apoio dos governos brasileiro, peruano e do Governo do Estado do Acre foram de extrema importância para que um evento turístico deste porte ocorresse.
O governador Tião Viana disse que a rota consolida o nome do Brasil e do Acre perante a América Latina e os países que a compõe neste caminho para o Pacífico. “O Acre é o grande portal da integração e integração quer dizer economia, turismo, renda para a população, emprego e amizade regional”, concluiu o governador.
Galeria de imagens