Parceria com o Ifac

Tião Viana se reúne com coordenadores de instituto estadunidense para intercâmbios no Acre

O governador Tião Viana conheceu na manhã desta terça-feira, 13, os coordenadores do Nothern Virginia Community College (Nova) – instituição de ensino superior estadunidense com seis campus e 18 mil alunos – que estão em visita ao Acre para fechar uma parceria de intercâmbio e troca de conhecimentos com o Instituto Federal do Acre (Ifac).

O grupo norte-americano se reuniu com o governador na Casa Civil e pode relatar um pouco da experiência de conhecer o Acre e as possibilidades de parcerias institucionais. No ano passado, a reitora e professores do Ifac foram ao Nova conhecer as instalações e projetos. Agora, dois estudantes do Ifac já se preparam para um ano de intercâmbio no instituto estadunidense.

Instituto de ensino superior americano fechará uma parceria de intercâmbio e troca de conhecimentos com o Ifac (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

Tião Viana ressaltou que é uma honra ver um trabalho de cooperação ganhando tamanha proporção entre a Nova e o Ifac. Ele ainda destacou as possibilidades de parcerias principalmente nas áreas de meio ambiente, educação indígena e produção rural, onde há algumas das principais políticas públicas do governo do Estado.

A reitora do Ifac, Rosana dos Santos, destaca: “Nossa relação institucional começou um ano e meio atrás, quando assinamos um termo de intenção e a Nova nos convidou a conhecer suas instalações. A partir daí começamos a trabalhar para o intercâmbio dos nossos alunos e os deles, uma vez que a Nova tem uma estrutura muito parecida com a da rede federal do Brasil”.

O grupo de coordenadores da Nova ficou bastante impressionado com as instalações do Ifac no estado, destacando até a estrutura de Tarauacá e os resultados que o Instituto Federal conseguiu na região. Eles também pretendem que alunos do Nova passem um período no Ifac.

Segundo Stacey Bustillos, do Escritório de Educação Internacional e Programas Patrocinados do Nova, a recepção acreana foi bastante amigável e a ideia é ir além do programa de intercâmbio.

“Depois de um ano nós fizemos planos de vir a Rio Branco e depois de dois dias posso afirmar que tivemos uma maravilhosa recepção das pessoas, da comunidade. Depois de uma noite aqui nos sentimos em casa e estamos muito animados em colaborar com os estudantes, com o Instituto e trazer nossos estudantes para cá. Queremos que seja o início de uma longa parceria”, conta Bustillos.