O governador Tião Viana está no Rio de Janeiro nesta sexta-feira, 22, onde se reuniu pela manhã com Marilene dos Santos, uma das diretoras do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para tratar de avanços no programa de saneamento do Acre.
O principal objetivo da reunião foi o pedido para o banco acelerar a liberação de recursos já garantidos para o Acre que serão responsáveis por um avanço significativo no pacote de obras do governo do Estado voltadas ao saneamento ambiental integrado e ao programa de pavimentação.
Tião Viana pediu uma maior celeridade em R$ 18 milhões em recursos para as obras em andamento, de um total de R$ 120 milhões que o Acre possui de crédito com a instituição destinados a projetos de desenvolvimento socioeconômicos.
Convite para o Fórum de Governadores
Aproveitando o encontro, o governador Tião Viana convidou o presidente do BNDES, Paulo Rabello de Castro, para participar do Encontro dos Governadores do Brasil pela Segurança Pública e Controle das Fronteiras, que terá a presença de várias autoridades federais e será realizado dia 27 de outubro, em Rio Branco.
Para Tião Viana, o banco pode ter um papel fundamental no combate ao narcotráfico, com a possibilidade de influenciar investimentos de desenvolvimento social na Bolívia e Peru através do Fundo Amazônia, combatendo a miséria na região e diminuindo o alcance da produção de drogas.