O governador Tião Viana recebeu nesta terça-feira, 19, em seu gabinete, a comitiva formada por membros da Fundação Mérieux, da França, e médicos hepatologistas brasileiros. Eles estão no Acre para a inauguração do primeiro laboratório de biologia molecular da Amazônia, fruto de uma doação da Fundação em parceria com o governo do Acre.
Fazem parte da comitiva: Alain Mérieux, presidente da Fundação Mérieux; Raymundo Paraná, médico hepatologista e professor universitário da Bahia, grande responsável pelo engajamento da Fundação no Acre; François Babin, diretor da Fundação Mérieux; Cristian Trepo, professor da Universidade Claude Bernad-Lyon, da França; Andreas Stöcker, biologista; e o médico infectologista Thor Dantas.
“Fico imensamente agradecido em nome do povo do Acre e de toda a região amazônica pelo que esse laboratório significará. A Fundação Mérieux nos serve sobre dois importantes aspectos, o científico e o de consciência social”, disse o governador.
Alain Mérieux ressaltou que essa é sua primeira vez no Acre, mas tem total dimensão que um laboratório molecular seja essencial numa região de particularidades médicas únicas como a amazônica. “Estamos muito contentes e honrados em continuar essa colaboração científica com o Brasil que existe há mais de 50 anos. A Fundação permite-nos doar nossa tecnologia em laboratórios porque sabemos que são essenciais para bons diagnósticos clínicos”, ressalta.
O médico Raymundo Paraná, aproveitou o encontro para reforçar: “Pensamos em ter a Fundação Mérieux na Amazônia há 15 anos e agora temos esse laboratório que resultará numa grande mudança no desenvolvimento científico para perguntas que apenas a região amazônica pode responder. Em nome da comunidade científica, eu agradeço bastante”.
Tião Viana ainda apresentou para a comitiva alguns vídeos mostrando o trabalho do governo do Estado em garantir um crescimento econômico e social aliado à preservação ambiental, além do projeto de instalação do Museu dos Povos Acreanos.
A inauguração do Laboratório de Biologia Molecular doado pela Fundação Mérieux será nesta mesma terça-feira, às 16 horas.