Tião Viana prestigia comemoração de 30 anos do Tribunal de Contas do Estado

Governador foi um dos convidados de honra da solenidade que marcou a comemoração de 30 anos do TCE (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governador Tião Viana foi um dos convidados de honra da cerimônia de comemoração dos 30 anos do Tribunal de Contas do Estado (TCE) nesta sexta-feira, 15, que rendeu homenagens aos deputados responsáveis pela Emenda Constitucional que resultou na criação da corte.

Criado em setembro de 1987, o TCE tem a missão de orientar e fiscalizar a gestão pública e incentivar a sociedade ao exercício do controle social.

Para Tião Viana, a solenidade teve um significado especial, por homenagear seu falecido pai, o ex-deputado Wildy Viana das Neves, que presidiu a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) e foi reconhecido por seus serviços perante a sociedade.

“Este foi um momento que o tribunal nos convidou a olhar para o passado e reconhecermos e abraçarmos a história do Acre nos últimos 30 anos, principalmente a essas personalidades que edificaram as instituições para elas serem o que são hoje. Uma linda homenagem aos parlamentares envolvidos, entre eles meu pai, maior símbolo de humildade, trabalho e honra”, disse o governador.

Compromisso pela gestão

Tião Viana e os irmãos Silvia e Jorge Viana receberam a homenagem ao falecido pai, ex-deputado Wildy Viana (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O TCE é composto por sete conselheiros, todos indicados pelo governador em exercício à época de cada nomeação. O atual presidente do TCE, conselheiro Valmir Ribeiro, destacou o compromisso da instituição e a importância de seu papel que tomam maior relevância após três décadas de estruturação.

“Estou muito feliz por ter chegado aos 30 anos dentro deste tribunal de contas. Estou aqui desde sua instalação e somos um órgão agregador. Hoje reunimos todas as instituições estaduais e municipais, temos essa união, e o tribunal está aí, fazendo seu papel”, conta Ribeiro.

A solenidade foi ainda prestigiada por senadores, prefeitos, deputados estaduais e federais e membros da magistratura.

Durante o ato, foram homenageados os deputados estaduais da legislatura de 1987 que aprovaram a Emenda Constitucional que criou o TCE, além de todos os ex-presidentes da Aleac.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter