A Federação Acreana de Xadrez, em parceria com o Instituto de Matemática, Ciência e Filosofia, lançou na quinta-feira, 4, o 3º Torneio Internacional IRT de Xadrez no Acre. Sendo um dos principais incentivadores da atividade, o governador Tião Viana participou da abertura da competição, que será realizada de 4 a 6 deste mês. Além de medalhas e troféus, R$ 4 mil serão distribuídos entre os cinco primeiros lugares.
Representantes da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), da Federação Acreana de Xadrez e da Confederação Brasileira de Xadrez também participaram do evento, realizado na sede do Centro de Referência e Inovações para a Educação (Crie). Competidores do Distrito Federal, Amazonas, Rondônia e Pará também participam do torneio.
“O xadrez nos permite pensar diferente. A gente aprende a refletir, a se defender, a suportar pressões e a atacar com regras, com ética e responsabilidade. É um jogo com muito respeito pelo adversário. Que essa geração constitua um ambiente melhor, de mais harmonia e boa-fé e com o xadrez irradiando isso”, disse Tião Viana.
O presidente da Federação Acreana de Xadrez, Luiz Carlos de Oliveira, agradeceu o apoio do governo. “Agradecemos ao governo do Estado. Esta união com o governo e a federação já rendeu muitos frutos. Vamos mostrar que o Acre é referência no xadrez na Região Norte”, afirmou.
O jornalista Toinho Alves, que também é um grande entusiasta da atividade no estado, falou da importância da disseminação do xadrez em todas as cidades do Acre. “Estamos aqui na região tentando fazer com o que o xadrez seja ganho pela sociedade para elevar seu padrão, já que é didático e esportivo e melhora a mentalidade. Se disseminarmos a prática em todo o estado, toda a sociedade sai ganhando”, conta Alves.
Competidores no ranking internacional
O representante regional da Confederação Brasileira de Xadrez, Andrey Neves, disse que o torneio servirá para os competidores somarem pontos válidos para o ranking internacional. “Este é um torneio válido para o ranking da confederação internacional. Aqui, novos jogadores do Acre poderão entrar nesse ranking internacional, já que temos reunido um dos melhores clubes da Região Norte”, afirmou.
Gabriel Moreira é aluno secundário do Colégio de Aplicação e umas das principais apostas da Confederação Acreana de Xadrez. Ele conta que o xadrez tem mudado sua vida e está cheio de expectativas para a competição. “Só de estar aqui competindo já é algo muito bom. Eu penso como o xadrez tem mudado meu desempenho na escola: minhas notas melhoraram, bem como a maneira de compreender, meu raciocínio é mais ágil”, conta o estudante.
Tião Viana propôs avançar nas parcerias para que a Federação Acreana de Xadrez avance até os municípios do Acre, constituindo a atividade como disciplina nas escolas.