Tião Viana ministra aula sobre nova economia do Acre na Universidade do Colorado

Convidado pelo professor Pete Newton, coordenador do curso de especialização em sistemas alimentares sustentáveis da Universidade do Colorado, em Boulder, o governador Tião Viana ministrou aulas para alunos do curso de  Economia sustentável,  desmatamento e alimentação, na terça-feira, 17.

Tião Viana ministrou aulas para alunos do curso de Economia sustentável, desmatamento e alimentação da Universidade do Colorado (Foto: Leonildo Rosas)

O governador foi à cidade de Boulder a convite da coordenação da Governor’s Climate and Forests Task Force [Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas] (GCF), para trocar experiências de economia, tecnologia e desenvolvimento sustentável com o governo e a Universidade do Colorado.

“Para nós é uma honra muito grande ter a presença do governador na nossa instituição, falando das boas experiências vividas no Acre”, comentou Newton.

Para uma plateia formada por jovens de diversas partes dos Estados Unidos da América (EUA), Viana destacou que o Acre é o único estado do Brasil que tem a preocupação com a natureza de forma sustentável. “Temos uma matriz pública de desenvolvimento amplo  que gera desenvolvimento, econômico, bem-estar social e conservação da natureza”, disse o governador do Acre.

Avanços são frutos de planejamento governamental

Para o governador, os avanços obtidos no Acre foram possíveis porque o estado criou uma matriz que ninguém conseguiu no Brasil, que inclui Zoneamento Econômico Ecológico, leis especificas para o manejo do solo e que reduz o desflorestamento.

“Reduzimos em 64%, desde 1999, o desflorestamento. Em 2015, tivemos uma redução de 15% em um ano, enquanto os demais estados amazônicos tiveram um aumento de 24%. Conservando a natureza, crescemos mais do que a média do país”, declarou o governador.

Arguido pelo professor Newton sobre a política de crédito de carbono, Viana explicou, ainda, que o Acre conseguiu cooperação com os governos da Alemanha e da Noruega, por meio do Fundo Amazônia, que tem permitido fazer investimentos fundamentais nas áreas de florestas acreanas.

“O governo Alemão tem estudos que a cada 100 dólares em outras localidades, 70 ficam nas áreas meios. No Acre, porém, para cada 100 dólares, 90 dólares chegam a ponta nos povos indignas, nos povos da floresta. Isso nos permitiu conseguir mecanismos do REDD Plus, fomos o primeiro estado do mundo a conseguir isso”, disse Tião Viana.

Desenvolvimento com sustentabilidade

O governador do Acre apresentou as indústrias de piscicultura, suinocultura, castanha e as boas práticas no manejo do gado com tecnologia, salientando que houve uma aposta na produção de proteínas sem agredir o meio ambiente.

“Incorporando peixes nativos da Amazônia, envolvemos várias famílias numa parceria público-privada-comunitária e de mercado. Não negamos emprego de qualidade em atividades que queiram se instalar no nosso estado, mas queremos atividade com economia limpa. Queremos conservar a floresta, fazer uso dela e não causar danos ambientais”, disse.

Tião Viana finalizou a palestra convidando os alunos para visitarem o Acre, fortalecendo o intercâmbio acadêmico e cultural (Foto: Leonildo Rosas)

Tião Viana finalizou a palestra convidando os alunos para visitarem o Acre, fortalecendo o intercâmbio acadêmico e cultural.

“Gostaríamos que vocês nos visitassem, numa troca de conhecimento pleno, pois ele [o conhecimento], é a maior riqueza da humanidade”, concluiu.