Tião Viana: médico e patrono da Política Nacional de Saúde do Homem no Brasil

“Talvez poucas pessoas saibam, mas o governador Tião Viana é o patrono do programa Saúde do Homem no Brasil. Foi ele que, lá em 2009, quando era senador da República, levou, junto com a Urologia, a pasta contendo a proposta para o Ministério da Saúde, que veio tornar realidade o programa no país.”

O depoimento é do médico urologista Mauro Trindade, coordenador do Saúde do Homem no Acre, um programa que tem por objetivo promover a melhoria das condições de saúde da população masculina adulta – entre 20 e 59 anos.

Em mais uma edição da campanha preventiva anual Novembro Azul, governador e coordenador alertaram para os cuidados com a saúde do homem, sobretudo a prevenção e o combate ao câncer de próstata, que, segundo o Ministério da Saúde, é o segundo que mais mata no país.

“Começamos esse trabalho em 2009 com a sua visita ao ministro Temporão [José Gomes], durante o mandato do ex-presidente Lula. Antes do Saúde do Homem, a gente não tinha cirurgia radical, porque não registrávamos o câncer de próstata localizado. Depois, com o advento do programa e a gente se preocupando, pegando estrada, levando para outras cidades, começou a aparecer um turbilhão”, lembra o médico.

A importância da prevenção

De 2007 a 2016 foram detectados 711 casos de tumores urológicos de próstata em todo o estado (Foto: Arquivo Sesacre)
Prevenção é dos focos da campanha Novembro Azul (Foto: Arquivo Sesacre)

De 2007 a 2016 foram detectados 711 casos de tumores urológicos de próstata em todo o estado. Só em 2016 foram realizadas 30 cirurgias. A faixa etária com maior incidência de casos é entre 60 e 80 anos de idade. Mas a agressividade da doença é ainda superior em pessoas mais jovens.

“Quanto mais nova for a pessoa, mais agressivo é o câncer, em razão de o sistema imunológico reagir de maneira muito desproporcional, levando a um quadro de maior gravidade. Já num homem de 80 anos a agressividade é menor, mais é preciso fazer a prevenção”, alerta Tião Viana.

Trindade, médico que abraçou a causa do Saúde do Homem no Acre desde sua implantação, aproveitou para fazer um chamamento aos homens, para que procurem os serviços de saúde e analisem suas patologias.

“É inadmissível que nós, homens, estejamos morrendo sete anos antes das mulheres, por não procuramos os serviços de saúde. Então, aproveite esse momento do Novembro Azul, em que estamos fazendo esse grande chamamento dos homens, para procurarem os serviços de saúde, pois é extremamente importante que venham fazer suas prevenções do exame do câncer de próstata”, disse.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter