Tião Viana leva apoio a Sena Madureira, que também vive alagação

O governador Tião Viana foi nesta sexta-feira, 6, a Sena Madureira para acompanhar de perto a situação em que se encontra a terceira maior cidade do Acre após o transbordamento do Rio Iaco. Com nível de 16,10 metros, a cota de transbordamento é de 15,20 metros. Mais de 180 famílias foram desabrigadas ou desalojadas, mas as águas afetam mais de 3.300 residências.

O governo do Estado se esforça em parceria com a prefeitura para levar tranquilidade à população, mesmo após o transbordamento do rio. “O prefeito conseguiu organizar um plano de contingência eficiente que reduziu os danos, e enviamos nossas equipes para apoiar. Agora aguardamos a ajuda da Defesa Civil Nacional para a recuperação de perdas. E como solução estruturante, estaremos juntos no trabalho de recuperação de vias danificadas”, ressaltou o governador.

O prefeito de Sena Madureira, Mano Rufino, decretou situação de emergência no último sábado, 28. É o terceiro transbordamento do rio este ano. Dessa vez a alagação atinge 15 bairros. “Tião Viana tem estado com a gente desde o início. Mandou equipes dele para nos auxiliar, inclusive com alimentação para que possamos ajudar nossos desabrigados. E hoje está vindo pessoalmente se colocar à disposição, unindo forças para superarmos essa situação”, disse o prefeito.

Como medida definitiva, o prefeito Mano Rufino protocolou o pedido de 400 novas casas junto ao governo federal para retirar as famílias das áreas de risco. O governo do Estado estuda a doação de um terreno para as casas. Já o deputado Léo de Britto, que também vistoriava a cidade, reforçou o apoio da bancada federal: “As equipes dos gabinetes de todos os deputados federais também estão envolvidas num esforço conjunto em prol da população do nosso Acre”.