Tião Viana inaugura prédio do Núcleo de Apoio Pedagógico à Inclusão no Juruá

Com um auditório repleto de alunos e educadores, o governador Tião Viana inaugurou nesta sexta-feira, 27, em Cruzeiro do Sul, o prédio do Núcleo de Apoio Pedagógico à Inclusão (Napi). Em todo o Estado, 9.600 alunos são atendidos pela Secretaria de Educação com apoio pedagógico à inclusão.

“São 325 profissionais para cuidar de 1025 crianças de Cruzeiro do Sul, mas também das cidades de Guajará e Eirunepé, no Amazonas. Isso é olhar para todos de maneira igual. Esse é um trabalho invisível do Estado feito com coração e com a alegria dos profissionais”, disse Tião.

O governador ressaltou que quando assumiu a gestão estadual, o Acre investia R$ 700 milhões por ano na Educação. “Hoje esse investimento passa de R$ 1,1 bilhão”, revelou Tião.

A inauguração faz parte do acordo com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, do Ministério da Educação.

“A família napiana, como nós chamamos a equipe que presta esse apoio pedagógico, está em festa por receber este espaço todo adequado para receber nossos alunos, graças ao empenho do governador Tião Viana e dos secretários de Educação, Marco Brandão e Xaxá, que não mediram esforços para que a comunidade de Cruzeiro do Sul pudesse ter esse investimento de grande valia para a região do Juruá e Tarauacá-Envira”, declarou Charles André, coordenador da Educação do Estado em Cruzeiro do Sul.

O estudante Bruno Mesquita é deficiente visual e faz parte do grupo de alunos que integra o Napi. Representando os demais alunos, ele agradeceu ao governador Tião Viana pelo investimento. “É bem importante para a educação especial porque com esse investimento será possível formar mais profissionais que vão colaborar com a socialização dos alunos. A gente percebe que o governo se preocupa com a educação especial tanto quanto qualquer outra área”, destacou  Bruno.

Ampliação de serviços na educação especial

Durante o ato de entrega das novas instalações, Tião Viana assinou os decretos de criação dos Núcleo de Atividades de Altas Habilidades e Superdotação, o NAAHS; Centro de Apoio aos Deficientes Visuais (CAP-DV) e do Centro de Apoio ao Surdo (CAS) que funcionarão no mesmo espaço e oferecerão suporte para os municípios de Porto Walter, Marechal Thaumaturgo, Tarauacá, Rodrigues Alves, Mâncio Lima, Feijó e Jordão.

O objetivo é dar continuidade às atividades de formação de professores, orientação e acompanhamento pedagógico aos profissionais da Educação Especial, produção de recursos pedagógicos acessíveis e orientação às famílias dos alunos com deficiência visual da educação básica.

Mecanismo de incentivo adotado pelo governo para tornar disponível o direito das pessoas com deficiência, estabelecendo o pleno acesso à educação em igualdade de condições com as demais pessoas.

Trata-se de um espaço para o desenvolvimento de ações educacionais que ofereçam acesso a educação em igualdade para todos os estudantes da rede pública do Estado.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter