Tião Viana entrega tablets e assina ordem de serviço para construção de escolas em Mâncio Lima

Professores de escolas estaduais de Mâncio Lima receberam 60 tablets para auxiliar na educação dos jovens do ensino médio do município (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Além da entrega de tablets o governador assinou ordem de serviço para construção de três escolas indígenas na região (Foto:Sérgio Vale/Secom)

Professores de escolas estaduais de Mâncio Lima receberam na sexta-feira, 13, do governador Tião Viana e do secretário de Educação, Daniel Zen 60 tablets para auxiliar na educação dos jovens do ensino médio do município. Durante a solenidade na escola Antônio de Oliveira Dantas também foi assinada a ordem de serviço para a construção de três escolas indígenas na região.

“Essa é uma maneira de fazermos a inclusão digital dos professores. Estamos atendendo professores de toda a rede pública do Acre, passando por vários municípios. Esse é um reconhecimento da importância de um educador. Isso ajuda no conteúdo pedagógico que será passado aos alunos e coloca o mundo nas mãos dos educadores”, observou Tião Viana.

O professor Orlenildo Dias foi um dos educadores que recebeu o tablet e completou o que o governador afirmou “Não é só um tablete. É uma inserção no futuro, num mundo cada vez mais tecnológico”.

Professores de escolas estaduais de Mâncio Lima receberam 60 tablets para auxiliar na educação dos jovens do ensino médio do município (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Professores de escolas estaduais de Mâncio Lima receberam 60 tablets para auxiliar na educação dos jovens do ensino médio do município (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Daniel Zen, secretário de Educação do Estado, frisou que é preciso saber aproximar os educadores e os jovens que já nascem, atualmente, inseridos no mundo tecnológico, tendo acesso a inúmeras informações via internet.

“O tablet é um presente em nome da nossa vontade de ver professores e alunos caminhando lado a lado. Os alunos ensinam os professores a compreender o que há de mais moderno e os professores transmitem aos alunos valores e princípios e, obviamente, os conteúdos escolares”, comentou o secretário.

O senador Aníbal Diniz, a deputada federal Perpétua Almeida e os deputados estaduais Jonas Lima e Eduardo Farias também prestigiaram o ato no Vale do Juruá.

“Desde que a Frente Popular assumiu o Governo do Acre, no setor de educação, nós só temos a melhorar. Tivemos um salto importantíssimo nos últimos dez anos no Índice de Desenvolvimento Humano e isso é porque temos a presença do Governo em todos os municípios”, frisou o senador.

Escolas indígenas

Daniel Zen declarou que as escolas indígenas são homenagens que o Governo, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE), faz as comunidades tradicionais do Acre. “Nós podemos viver em plena harmonia com os povos indígenas e essas escolas podem assegurar às etnias a mesma dignidade de acesso a educação que a gente tem nas cidades”, afirmou Zen.

Segundo o secretário de Educação, o Governo está investindo na construção de 49 escolas indígenas recursos na ordem de aproximadamente R$ 4 milhões.

Joel Puianawá, representante indígena, agradeceu os investimentos na educação das comunidades e lembrou que essa era uma reivindicação antiga dos índios.

“Para nós é motivo de muita alegria saber que serão construídas mais três escolas. Só temos que agradecer pelo empenho do governador”, comentou o indígena.

O vice-prefeito de Mâncio Lima, Erinton Maia, também agradeceu os investimentos em educação que o governo do Acre tem feito em seu município e lembrou que em décadas passadas a comunidade da região enfrentava muitas dificuldades na valorização das famílias que viviam no Juruá.

Reforma escolar – Ainda na solenidade, alunos da escola pediram que o governador Tião Viana reformasse a escola. Tão logo recebeu a reivindicação, o secretário Daniel Zen e Tião Viana anunciaram que as adequações no prédio da unidade escolar já será discutida e avaliada para acontecer o mais breve possível, dentro de um cronograma de ações da SEE.

Perpétua Almeida assegurou que está de mãos dadas com o Governo nessa ação e que fará o possível para encaminhar emendas parlamentares para auxiliar na reforma e adequação daquela escola.

“É uma reivindicação justa. Nós sabemos que tanto mais temos, mais queremos ter. Vamos lutar pela reforma dessa escola. Vou buscar emendas este ano para essa reforma”, pontuou Perpétua Almeida.

Galeria de Imagens

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter