Maria Antônia da Costa tem 56 anos e trabalha no sistema público de saúde. Ela foi uma das primeiras pacientes a ser beneficiada com o novo serviço de mamografia do Hospital do Juruá, entregue pelo governador Tião Viana nesta sexta-feira, 19. Agora as pacientes não precisarão mais ser encaminhadas para Rio Branco através do Tratamento Fora do Domicílio (TFD).
“Esta é uma homenagem que nós prestamos às mulheres do Juruá, numa atitude de respeito e reconhecimento. O aparelho foi um investimento de R$ 800 mil e para mantê-lo funcionando, com toda a equipe, o Estado vai gastar R$ 30 mil todos os meses. Agora as mulheres de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves poderão fazer o exame aqui e nosso próximo passo é instalar o serviço também no Alto Acre”, disse o governador Tião Viana.
A diretora do hospital, Fabiana Ricardo, explica que muitas mulheres se recusavam a fazer o exame em Rio Branco por não ter com quem deixar os filhos ou falta de suporte familiar em outra cidade. A meta é fazer 200 exames por mês. “Nossas equipes do ambulatório estão traçando uma estratégia de busca ativa e agendamento de forma que o fluxo não gere filas para oferecer mais rapidez e conforto no atendimento das nossas pacientes. Eu como mulher fico muito feliz com este serviço que agora é oferecido”, comentou Fabiana.
A mamografia é uma espécie de exame de raio-x que permite a visualização da região interna das mamas e deve ser realizado em todas as mulheres com idade a partir de 40 anos. É através dele que o médico pode diagnosticar lesões benignas e até o câncer. Com o diagnóstico precoce o tratamento é mais eficaz.