Doze mil reais de investimento público, vontade de fazer e a contribuição de instituições parceiras. Essa foi a receita para mudar a vida de quatro famílias no bairro Eugênio Areal, melhorando a renda e beneficiando toda a comunidade, que andava meia hora se quisesse comprar pão. A Panificadora Oliveira, um empreendimento comunitário criado pelo governo do Estado através da Secretaria de Pequenos Negócios, foi inaugurada na manhã desta sexta-feira, 24, pelo governador Tião Viana.
“O governo Tião Viana tem olhado para as pessoas mais carentes e fez a opção de investir nelas, criando oportunidades de renda para inclusão socioeconômica, tirando milhares de família da miséria. Aqui nós tivemos uma parceria incrível do Senac, que deu o curso sem custos para o Estado, e ajudou a mudar a vida destas pessoas”, disse o secretário de Pequenos Negócios, José Reis.
A estrutura física da panificadora foi providenciada pelas quatro famílias que vão tocar o negócio. O governo investiu R$ 12 mil em equipamentos e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) ofereceu o curso de panificação. “O que chama atenção aqui é a qualidade e variedade dos produtos, que não deixa nada a desejar, que enche os olhos. O que nós queremos é que as famílias tenham oportunidade de renda, possam criar os filhos com dignidade, com qualidade de vida, que consigam pagar as contas no final do mês. Veja só, um investimento de R$ 12 mil do governo vai mudar a vida de quatro famílias e tenho certeza que o empreendimento vai crescer, vão contratar mais pessoas, oferecer mais produtos”, disse o governador Tião Viana.
O senador Aníbal Diniz fará um pronunciamento no Senado sobre o programa de Pequenos Negócios e o impacto dele nas comunidades. “É por isso que me orgulho em defender este projeto de governo. Pessoas que não tinham renda alguma ou apenas a renda do Bolsa Família agora tem uma alternativa de renda, uma oportunidade de trabalho e podem mudar a história de suas vidas”, comentou.
O prefeito Mano Rufino explicou que o bairro Eugênio Areal nasceu de uma invasão. “Foi beneficiado pelo programa Ruas do Povo, por investimentos da prefeitura e acabou virando um bairro modelo. Não havia nenhuma panificadora aqui e as pessoas gastavam meia hora para ir até a padaria mais próxima”, observou.
O secretário José Reis lembra que a panificadora muda a relação econômica dentro do bairro. “É o que nós chamamos de fortalecimento do território. As pessoas passam a comprar na própria comunidade, melhoram as relações e fazem o dinheiro circular entre elas. Isso é importante”, disse.
Sirley Teixeira é uma das beneficiadas e vai trabalhar na panificadora. “Antes eu não trabalhava e meu marido é pedreiro. A renda não era suficiente e acredito que agora vai melhorar. O governador Tião Viana governa pra todo mundo, seja pobre, humilde. Agora nós vamos conseguir nos estabilizar. Eu quero trabalhar muito e acredito na força do trabalho”.
Galeria de imagens