Tião Viana entrega nova ambulância do Samu em Manoel Urbano e anuncia investimentos

Só neste ano, o governo entregou quatro novas ambulâncias, caminhão de transporte de medicamentos e equipamentos hospitalares (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Na manhã deste sábado, 14, o governador Tião Viana esteve em Manoel Urbano para realizar a entrega da nova ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Ele anunciou também novos investimentos para a saúde do município e a chegada de novos profissionais na área de fisioterapia e farmacologia.

Um dos pedidos da comunidade feito ao governador foi a realização de uma nova edição do Saúde Itinerante e reforma de parte da unidade. Tião Viana garantiu a realização dos pedidos já nos próximos dias.

O investimento faz parte da política do Estado de reestruturar a infraestrutura e o atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Ainda este ano, o governo entregou quatro novas ambulâncias, caminhão de transporte de medicamentos e equipamentos hospitalares. O investimento foi de R$ 3,4 milhões e está atendendo também os municípios de Sena Madureira, Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Santa Rosa do Purus, Rodrigues Alves, Senador Guiomard e a capital Rio Branco.

O Acre é um dos únicos estados em que a população depende 95% de serviços oferecidos pela saúde pública, enquanto em uma tendência global, o poder público tem feito uma redução das suas atividades econômicas e sociais diretas.

Em questão de investimento, o governo investe cerca de 900 milhões de reais na rede pública estadual de saúde. O que se torna um desafio para a gestão, pois conforme dita a Constituição Federal, os gastos com a saúde pública devem ser de 12% da Receita Corrente Bruta do Estado, porém, o governo aplica acima do que determina a legislação, com média de 15,8%.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter