Foi uma manhã de muita festa para 48 famílias que receberam das mãos do governador Tião Viana nesta quinta-feira, 23, as chaves de suas casas, as primeiras do Loteamento Andirá, que terá 344 residências entregues até o fim do ano.
As 28 casas térreas e 20 sobrados foram entregues a custo zero para famílias de baixa renda ou moradoras de áreas de risco, num investimento inicial de R$ 11 milhões financiado pela Caixa, por meio do programa Minha Casa, Minha Vida.
Tião Viana chega a quase 14 mil unidades habitacionais entregues só em sua gestão, entre residências urbanas e rurais, tornando-se o governador que mais entregou residências na história do Acre.
“Estamos entregando um lar, cheio de consideração, de oportunidades. A essas se somam os milhares de casas entregues pelo nosso governo, algo muito forte na história da habitação do Acre e de toda a Amazônia. Ainda temos mais 296 residências para entregar aqui no Andirá, superando todas as barreiras burocráticas, e o resultado é a entrega de um lar cheio de vida para estas famílias”, destaca o governador.
O sonho da casa própria
Tanto as casas térreas quanto os sobrados têm sala, cozinha, dois quartos e área de serviço.
Entre as contempladas, está Maria Valdeci Rodrigues, que aos 90 anos de idade ganha sua primeira casa. Extremamente emocionada, Maria não conteve as palavras: “Glória a Deus, aleluia! Eu estou toda feliz porque vou para dentro do que é meu. O que eu mais queria na vida era ser dona da minha casa, meu maior sonho. Já estou com todas as minhas coisinhas ensacadas, pronta para me mudar”.
Adriana Castro, moradora de área de risco no Belo Jardim II, também se prepara para a mudança. Com o marido e as duas filhas, uma das quais deficiente, ela receberá uma casa adaptada para a cadeira de rodas da criança.
“É muita emoção, muita alegria. Eu já me mudei muito. Como tenho uma filha deficiente, não tinha condições de construir uma casa adaptada para ela. Sempre tive muita ajuda da assistência social, e hoje consegui minha casa própria, adaptada. Tenho muito a agradecer a todo mundo que participa desse programa”, contou Adriana.
Economia e bem-estar social
A secretária de Habitação, Janaína Guedes, ressalta que hoje seis empresas trabalham diretamente na obra de conclusão do Loteamento Andirá, empregando quase 500 profissionais.
Ela também explica sobre as famílias escolhidas para ganhar habitação. “Aqui atendemos prioritariamente famílias que estavam em Aluguel Social, que precisaram ser retiradas de suas casas por intervenção do governo do Estado por morarem em área de risco. Agora elas vêm para cá, junto com outras famílias que já estavam no cadastro da Sehab.”