Educação de qualidade

Tião Viana entrega a nova escola Iracema Pereira Gomes, no Conjunto Jequitibá

Com um projeto de valorização da educação que hoje coloca o Estado ofertando mais vagas do que o número de jovens matriculados, o governador Tião Viana entregou na manhã desta segunda-feira, 16, a escola Iracema Pereira Gomes, localizada no Conjunto Jequitibá, em Rio Branco, que marca a décima escola estadual de sua gestão através de um único convênio, além de 73 novas escolas indígenas entregues em todo o Acre.

Com um investimento de quase R$ 3,2 milhões, a escola conta com 20 salas de aula para atender os alunos do Ensino Fundamental I (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Com um investimento de quase R$ 3,2 milhões, a escola conta com 20 salas de aula para atender os alunos do Ensino Fundamental I (1º a 5º ano) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com capacidade para 250 pessoas.

A antiga escola Iracema Pereira Gomes funcionava no bairro XV, mas foi desativada principalmente pela mudança das famílias da área de risco da região para os projetos habitacionais do governo como a Cidade do Povo e o próprio Conjunto Jequitibá, na região do Calafate.

“Estamos criando aqui um ambiente de esperança, em que sem educação não há futuro. Temos feito o máximo de nós pela educação no Acre e ela tem mudado muito. Hoje, nos colocamos nos primeiros lugares da educação no Norte do Brasil, e isso nos dá motivação numa geração que vai ter um amanhã muito melhor”, conta o governador Tião Viana, ao lembrar que mais quatro escolas serão entregues até o fim do ano.

Um novo conceito

A escoal faz parte da terceira geração de projetos arquitetônicos de escolas em 20 anos, com estrutura ampla e todas as condições para utilização das ferramentas de ensino e aprendizagem (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O secretário de Educação e Esporte, Marco Brandão, destaca que hoje o projeto educacional do Acre tem o tripé do acesso à educação na escola, a permanência e, sobretudo, a qualidade do ensino. “Para garantir esse acesso, temos que garantir a infraestrutura adequada. Por isso, estamos entregando aqui uma escola excepcional para alunos e professores, com os melhores profissionais. É um conjunto de ações que geram um padrão.”

Já o deputado estadual Daniel Zen, que já foi secretário de Educação e tem feito um mandato dedicado ao setor, ressaltou que a escola chega com um novo layout, garantindo inovações.

“Esta é a terceira geração de projetos arquitetônicos de escolas nesses 20 anos, com estrutura ampla e todas as condições para utilização das ferramentas de ensino e aprendizagem. Aqui a gente tem detalhes sutis, como a telha termoacústica e a escola toda climatizada, bem como o forro que evita barulhos e valoriza a voz do professor. Coisas que fazem a diferença no final”, enfatizou o gestor.

Conquistas da educação

Além de 14 novas escolas em sua gestão até o fim do ano, o governador Tião Viana celebra diversos avanços na educação ao longo de quase oito anos, como o melhor Ideb do Norte no Ensino Fundamental I e II (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Além de 14 novas escolas em sua gestão até o final do ano, o governador Tião Viana celebra diversos avanços na educação ao longo de quase oito anos, como a implantação de dois colégios militares, a criação do programa Quero Ler para zerar o analfabetismo, o Instituto de Matemática, Ciência, Filosofia e Ética (IMCFE), o Centro de Estudo de Línguas (CEL) e a adesão de sete escolas ao sistema de Ensino Integral.

Com políticas públicas integradas, investimentos em infraestrutura física de escolas públicas e qualificação de professores, entre outras ações executadas pelo governo do Estado, o Acre se destacou com avanços nos indicadores de educação, como confirmam os números divulgados pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que apontou o estado como o primeiro lugar da Região Norte no Ensino Fundamental I e II.