Política de paz

Tião Viana entrega a maior e mais moderna delegacia do Acre na Cidade do Povo

Perto do encerramento de sua gestão, o governador Tião Viana deixou mais uma marca de seus investimentos na segurança pública ao inaugurar na manhã desta segunda-feira, 17, a Delegacia de Polícia Civil Dr. Ilzomar Pontes do Rosário.

Funcionando no bairro Cidade do Povo, é a maior e a mais moderna delegacia já construída no estado, num comprometimento de bom atendimento e conforto tanto para servidores quanto usuários do sistema.

Com um investimento superior a R$ 3 milhões, a delegacia da Cidade do Povo possui uma área construída de 1,3 mil metros quadrados, localizada num terreno de 7,6 mil metros quadrados. A estrutura tem quatro salas para delegados, auditório com 40 lugares, estacionamento amplo, seis celas de detenção, sala de reconhecimento e outros espaços.

Segundo o governador, a delegacia coroa uma série de investimentos para levar cidadania e dignidade aos moradores da Cidade do Povo, maior conjunto habitacional do Acre, construído durante sua gestão. Com o intuito de instituir um ambiente de paz, só a Cidade do Povo possui ainda cinco escolas de nível fundamental e médio, além da escola técnica Campos Pereira e da Escola de Gastronomia que será entregue nos próximos dias.

“Não só a Cidade do Povo, mas todo o Segundo Distrito passa a ter uma unidade de referência de melhor qualidade no Acre para assegurar paz, reduzir homicídios, prender aqueles que cometem crimes e para se fazer presente em defesa da vida em sociedade. Entregamos duas escolas semana passada e a de Gastronomia em breve. A Cidade do Povo está pronta para seguir seu destino como uma área mais protegida pelas nossas polícias”, conta Tião Viana.

Mudança de atendimento

Delegacia da Cidade do Povo irá atender todo o Segundo Distrito da capital (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Com mais esse avanço na área de segurança pública, todos os atendimentos na regional do Segundo Distrito serão concentrados na nova delegacia, ofertando à população um melhor espaço de atendimento, bem como melhores condições de trabalho aos policiais. Dessa forma, os atendimentos realizados na 2ª Regional de Polícia Civil, no Segundo Distrito da capital, serão transferidos para a nova delegacia já a partir desta segunda-feira.

O secretário de Segurança Pública e Polícia Civil, Carlos Flávio Portela, destaca que a mudança é bem vinda e que a população só tem a ganhar com melhoria e conforto no atendimento, já que a antiga delegacia possui um laudo de condenação devido a estar localizada em área de alagação.

“A Cidade do Povo é formada em sua grande maioria por pessoas dignas, honradas e trabalhadoras, mas como outros bairros, aqui também há problemas que estamos enfrentando com a instalação da delegacia, trazendo uma maior tranquilidade não só para os moradores, como toda a população visitante”.

Em casos específicos, a população pode se dirigir à Divisão de Investigações Criminais (DIC), localizada no bairro Cadeia Velha, que agrega as delegacias de Roubos e Extorsões (DCORE), de Homicídios (DHPP), de Repressão a Entorpecentes (DRE) e de Combate ao Crime Organizado (DECCO).

Polícia Militar presente

A delegacia da Cidade do Povo ainda vai funcionar em parceria com a Polícia Militar. Segundo o comandante da corporação, coronel Marcos Kinpara, um batalhão da PM ficará a postos junto à nova estrutura.

“Esta é uma região privilegiada, com uma ronda exclusiva. A PM terá uma sala nesta delegacia. Será uma base nossa na qual faremos o preenchimento dos documentos dentro dessa ação integrada, que é importante. O governo do Estado está de parabéns junto com a população, que ganhou uma delegacia efetiva”, declarou Kinpara.