O governador Tião Viana entregou, na manhã desta terça-feira, 3, em frente ao quartel da Polícia Militar do Acre, 36 novas motocicletas para o fortalecimento da segurança pública e combate à criminalidade. O investimento de R$ 600 mil é fruto de um convênio entre o governo do Estado e o Ministério da Justiça, resultado da Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (Enafron).
“Essas motos irão fortalecer, principalmente, o Grupo de Intervenções Rápidas Ostensivas [Giro], um dos grupos mais respeitados de toda a PM. Elas são frutos dessa parceria com o governo da presidente Dilma. E hoje, acredito que todo ano tem que ser o ano da segurança pública. Não podemos descuidar, um único momento, da segurança da nossa sociedade, e, graças ao bom trabalho que temos feito, o Acre tem colecionado excelentes resultados”, disse o governador Tião Viana.
Até o fim de dezembro, mais 17 motocicletas serão entregues, totalizando 53 novos veículos. Elas serão destinadas para Rio Branco, Brasileia, Sena Madureira, Plácido de Castro, Cruzeiro do Sul e Santa Rosa do Purus, mas nesse primeiro momento todas serão utilizadas na capital para o fortalecimento da Operação Papai Noel, que ocorre durante todo este mês.
Segundo o secretário de Segurança Pública, Reni Graebner, “estamos realizando investimentos tanto humanos, como os novos 220 policiais militares treinados – em formação ainda para este ano -, quanto em ferramentas, como essas 53 novas motos. Fazemos não só os serviços essenciais, mas também ações extraordinárias para aumentar o sentimento de segurança da nossa população, como a vinda da Força Nacional para fortalecer o controle na região de fronteira”.
O comandante em exercício da Polícia Militar, Júlio César, aproveitou para agradecer ao governador pela parceria e investimento, além de reforçar a importância das motos para a corporação. “Não são motos simples, são altas e muito potentes. As motos hoje são veículos que realmente amedrontam os bandidos, pois elas chegam aonde uma viatura não é capaz”, reforçou o coronel.
Já o secretário de Polícia Civil, Emilson Farias, ressaltou a parceria ampla que todo o sistema de segurança pública no Acre possui. “Essas motos não fortalecem só a PM, mas todo o sistema de segurança pública do Acre. Todos ganhamos, e o Acre se mantém firme nesse trabalho integrado em prol da nossa população”, completou o secretário.
Galeria de imagens