A Central de Articulação das Entidades de Saúde (Cades) completou dez anos de lutas pela vida e pelo bom funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS). O aniversário foi comemorado com homenagens a atores importantes que fizeram parte desta década de história e com o lançamento de uma revista que traz em suas páginas um pouco do trabalho que foi realizado.
O evento de comemoração aos dez anos da Cades foi no fim da tarde desta quinta-feira, 18, no Afa Jardim. A atual coordenadora da casa, Elisama Lima, que liderou a Cades por duas gestões, passou o bastão para a sucessora eleita, Vanessa Fernandes, “com o orgulho do dever cumprido”.
“Foi um desafio aceito e encarado com muita dedicação, muita determinação e muita luta. Entre as maiores conquistas estão o Título de Utilidade Pública Nacional, conseguido com muito esforço junto ao Ministério da Justiça, e o convênio com a prefeitura de Rio Branco, mais uma porta que se abriu para nos apoiar”, observou Elisama.
Vanessa, que assume a Cades, tem a experiência de trabalho de 12 anos na área. Ela, que ficou por vários anos à frente da Casa de Apoio em Goiânia (GO), começou sua militância na área da saúde na Comunidade Arco Íris, que trabalha com recuperação de dependentes químicos. “Assumo com o desafio de dar continuidade ao trabalho e manter a luta, que é pela saúde do povo, pelo fortalecimento das entidades e pelo bom andamento do SUS”, disse.
O governador Tião Viana, idealizador do Cades, foi um dos homenageados do dia. “Há dez anos ele me fez a proposta de congregar as entidades e organizar a luta, sempre com essa visão holística do mundo e de cooperação entre parceiros e de repente eu me vi com muito medo do que tinha acabado de assumir. Começaram a chegar problemas e demandas, mas eu aprendi que o desafio era aprender a caminhar com as próprias pernas e sinto muito orgulho de ver a Cades chegar até aqui”, disse a primeira coordenadora da instituição, Verônica Loureiro.
Tião Viana agradeceu orgulhoso pela homenagem. “A Cades, além de ser uma instituição muito importante para a sociedade, trabalha com algo fundamental que é a vida, a saúde e a união por esta luta. Quando ela foi criada teve a coragem de enfrentar os desafios de brigar por saúde em um estado pobre e pequeno, mas que tem um modo de ser característico. E vocês, ao mesmo tempo que reivindicam estão muito perto dos problemas e sabem que os recursos sempre são insuficientes para atender a todos. Eu tenho muito orgulho e muita gratidão pelo trabalho de vocês”, disse o governador Tião Viana.
O ex-prefeito Raimundo Angelim e o prefeito Marcus Alexandre, ao lado do ex-secretário de Saúde de Rio Branco, Osvaldo Leal, e da secretária de Saúde do Estado, Suely Melo, também foram homenageados por suas contribuições à Cades.
“A Cades presta um importante serviço à sociedade e a prefeitura é parceira desta instituição, com a Unidade Paulo Pera, de atendimento a dependentes químicos, que é gerenciada pela Cades. Agora apresentamos em Brasília o projeto para uma unidade feminina para atendimento de mulheres dependentes. É um trabalho importante e muito bonito que as entidades unidas prestam à nossa cidade, sempre com a mão amiga da prefeitura, do governo do Estado”, disse o prefeito Marcus Alexandre.
O senador Aníbal Diniz também prestigiou o evento. “A Cades merece o reconhecimento o orgulho de todos nós por esse trabalho bonito e dedicado que presta à nossa sociedade”, comentou. A deputada federal Perpétua Almeida destinou, nos últimos dois anos e meio, emendas parlamentares no valor de R$ 4 milhões para equipar as casas que trabalham com recuperação de dependentes químicos. “Esta é a maior luta da sociedade”, observou.
Galeria de imagens