Riqueza cultural

Tião Viana doa acervo pessoal de mil livros para Biblioteca Pública Estadual

O governador Tião Viana anunciou na manhã desta quarta-feira, 7, a doação de todo seu acervo pessoal de livros para a Biblioteca Pública Estadual. Cerca de mil títulos fazem parte da coleção que hoje se encontra em seu gabinete e foi formada ao longo de diversos anos, fruto de aquisições particulares e presentes.

Acervo pessoal do governador conta com livros científicos e ficcionais (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Ávido leitor, com uma reconhecida tese de doutorado e membro da Academia Acreana de Letras, Tião Viana sempre foi um defensor da Biblioteca Estadual, localizada no Centro de Rio Branco. Ainda como senador, ele foi responsável por instalar o primeiro telecentro da unidade, num período em que a internet ainda era discada.

Agora, a Biblioteca se prepara para em novembro iniciar uma obra de manutenção em sua estrutura física, num investimento de R$ 600 mil, ocasião em que também receberá 50 novos computadores de ponta, um servidor próprio, novo mobiliário e equipamentos para digitalização da Filmoteca. Os recursos também são oriundos de emenda  parlamentar do senador Jorge Viana.

A diretora da Biblioteca, Helena Caloni, agradeceu o gesto: “Pra nós é uma honra muito grande, porque sabemos que o governador sempre teve muito carinho e respeito pela Biblioteca. Todo o acervo dele é de boa qualidade, escolhido pela sua capacidade e sensibilidade. Ele ter esse desprendimento de doar é um ato bastante elogiado e ficamos emocionados”.