Tião Viana discute situação dos haitianos e construção do Linhão por estatal federal

Governador trata em sete audiências em Brasília de ações de grande interesse da população acreana

Governador trata em sete audiências em Brasília de ações de grande interesse da população acreana

Acompanhado dos senadores Jorge Viana (PT-AC) e Aníbal Diniz (PT-AC), o governador Tião Viana voltou a discutir ontem com o Ministério das Relações Exteriores (MRE) uma solução definitiva para a questão dos imigrantes haitianos, que continuam a chegar ao Brasil pelo Estado do Acre.

Em reunião com o ministro interino das Relações Exteriores, Eduardo dos Santos, o governador e os dois senadores acertaram com o Itamaraty a realização de novas reuniões interministeriais “para que haja uma tomada de decisões que venham a atender uma estabilização da situação e uma solução definitiva quanto aos imigrantes haitianos”, ressaltou Tião Viana.

Segundo o governador, o ministro interino e sua equipe mostraram muita sensibilidade para a questão dos haitianos e para o sofrimento que o povo de Brasileia está passando, além do esforço sobre-humano que o governo acreano vem realizando, para colaborar com a questão humanitária internacional. “Mas não pode arcar com um peso desse tamanho”.

“Da mesma forma, o governo brasileiro procura agir, mas não tem sido suficiente o encaminhamento para uma solução. Quer dizer, até onde vai isso? Foi o que nós dividimos. Então, teremos mais reuniões interministeriais e uma tomada de decisões que venham a atender uma estabilização e uma solução definitiva quanto à situação dos haitianos”, assinalou o governador.

Acompanhado pelo senador Aníbal Diniz, Tião Viana também se reuniu com o secretário-executivo do Ministério das Minas e Energia, Márcio Zimmermann, para tratar da construção do Linhão energético que vai ligar Rio Branco e Cruzeiro do Sul, no Vale do Juruá, interligando essa importante região acreana ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

Secretário-executivo do MME, Márcio Zimmermann, e governador Tião Viana durante reunião em Brasília

Secretário-executivo do MME, Márcio Zimmermann, e governador Tião Viana durante reunião em Brasília

Nesta reunião, de acordo com o governador, Márcio Zimmermann informou que, diante da ausência de empresas interessadas em construir o Linhão do Acre, no segundo leilão, o Ministério das Minas e Energia decidiu pela contratação direta de uma estatal federal para que não haja atraso na obra, que é considerada de extrema importância para o desenvolvimento econômico dos municípios do Vale do Juruá.

“Agora, nós temos uma decisão que está sendo tomada pelo ministro e secretário-executivo Márcio Zimermann para que haja uma contratação direta de uma estatal federal nos termos da lei para que essa obra não atrase e, sendo executada, mude a história do desenvolvimento energético, do custo da energia e da possibilidade de formação de indústrias no Juruá pelo aporte energético nos próximos meses”, disse o governador. E completou: “Se Deus quiser, será uma obra que terá uma corrida contra o tempo para beneficiar a população do Juruá”.

Além do Itamaraty e do Ministério das Minas e Energia, o governador Tião Viana teve ainda audiências nos ministérios do Desenvolvimento Social e da Integração Nacional, na Secretaria de Patrimônio da União, na Secretaria do Tesouro Nacional e no Banco Mundial. “Tratamos também nessas outras áreas questões de grande interesse do Acre e, pudemos contar com a sensibilidade e o apoio do governo federal para com o nosso estado”, completou Tião Viana.

O senador Aníbal Diniz considerou muito proveitosas as ações e os projetos que o governador Tião Viana foi tratar em Brasília, tendo sempre como meta a melhoria da qualidade de vida da população acreana, contando, para isso, com a sensibilidade política do governo da presidente Dilma Rousseff.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter