O convênio entre o governo do Estado e a Liga Acreana de Kung Fu será assinado na tarde deste sábado, 27, durante o encontro das 38 academias da arte marcial, promovido na Praça do Palácio Rio Branco, na capital. O governador Tião Viana destina R$ 200 mil para a contratação de instrutores que vão atuar nas escolinhas comunitárias.
O evento, organizado pela Liga Acreana de Kung Fu, em parceria com o Estado e Prefeitura de Rio Branco, vai reunir cerca de dois mil lutadores, visando propiciar a troca de experiência.
O projeto “Criança e Adolescente em Ação”, apoiado pelas secretarias de Estado e Municipal de Esportes, recebeu o investimento de R$ 80 mil no último ano. O recurso foi utilizado na qualificação de instrutores, aquisição de uniformes e equipamentos de treinamento e proteção.
“Esse projeto surgiu na década de 90, uma iniciativa de dez instrutores. A gente resolveu popularizar o kung fu, abrindo várias escolinhas para que a população tivessem acesso de forma gratuita. Hoje, temos mais de 30 escolinhas em pleno funcionamento no estado. É um projeto que deu certo, que com o apoio do governo do Estado e Prefeitura, vai gerar ainda inclusão social”, explicou o presidente da Liga Acreana de Kung Fu, Nil Figueiredo.
Além de apresentações marciais, durante o encontro das academias de kung fu do Acre, haverá entrega de certificados, promoções e troca de faixas.