Tião Viana defende pacto federativo e mais casas para o Acre

Governador sentou-se do lado do presidente do Senado e da Câmera dos Deputados (Foto: Agência Senado)
Governador sentou-se do lado do presidente do Senado e da Câmara dos Deputados (Foto: Agência Senado)

O dia do governador Tião Viana nesta quarta-feira, 20, em Brasília começou sendo ele o primeiro a falar no novo encontro que os governadores, senadores e deputados federais promoveram para avançar na agenda do pacto federativo do país.

Reunidos no Salão Negro do Senado Federal por mais de duas horas, os governadores, senadores e deputados ouviram Tião Viana pedir a criação de um fundo de desenvolvimento para os estados como saída para a queda de seus investimentos. Tião Viana lastimou as perdas dos estados e os desafios que eles enfrentam para achar saídas compensatórias.

E ao falar da negociação que vem mantendo com a equipe econômica do governo federal para a criação de um fundo de desenvolvimento para os estados, o governador acreano pediu que o Poder Legislativo converse com a União em busca de uma alternativa, pois os estados se encontram sem nenhuma perspectiva.

Governador trata com secretário da Defesa Civil da liberação de novas casas para a segunda fase da Cidade do Povo (Foto: Adalberto Marques - Ascom MI)
Governador trata com secretário da Defesa Civil da liberação de novas casas para a segunda fase da Cidade do Povo (Foto: Adalberto Marques – Ascom MI)

O dia do governador na capital federal prosseguiu com audiência com o ministro da Integração, Gilberto Occhi, e com o secretário Nacional da Defesa Civil, Adriano Pereira Júnior, com quem tratou da segunda fase da Cidade do Povo, quando serão construídas e liberadas mais três mil casas.

Sempre acompanhado do secretário de Planejamento, Márcio Veríssimo, e da representante do governo do Acre na capital federal, Gleycy Lamoglia, o governador também esteve reunido com o secretário-executivo do Ministério dos Transportes, Edson Giroto, e a direção do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) tratando da recuperação e manutenção da BR-364, entre Rio Branco e Cruzeiro do Sul.

Eles acordaram que os trabalhos de recuperação da BR-364 serão iniciados em breve pelas empresas contratadas pelo Dnit, que agora é o órgão responsável pela recuperação e manutenção da principal rodovia acreana.

Governador com o ministro e o secretário-executivo dos Transportes (Foto: Edsom Leite - Ascom MT)
Governador com o ministro e o secretário-executivo dos Transportes (Foto: Edsom Leite – Ascom MT)

O secretário e os dirigentes do Dnit garantiram a Tião Viana que o tráfego da rodovia não será interrompido, a mesma coisa ocorrendo com a BR-317, cujo trecho problemático entre Xapuri e Brasileia também será recuperado em breve. O governador foi ao gabinete do ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues para cumprimentá-lo.

Com a secretária-executiva do Ministério da Saúde, Ana Paula Menezes, Tião Viana tratou de repasses de recursos para o Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb) e da ampliação da produção de preservativos da fábrica da Natex, de Xapuri, e novos investimentos para a produção de luvas cirúrgicas e de preservativos femininos. No início da noite, o governador se encontrou com a secretária Nacional de Habitação, Inês Magalhães, para tratar de construção de novas habitações rurais no estado.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter