Tião Viana decide recuperar a Avenida Marinho Monte em Brasileia

Empresários de Brasileia comemoram o apoio do governo do Estado para recuperação da avenida que hoje é a mais importante do município (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Empresários de Brasileia comemoram o apoio do governo do Estado para recuperação da avenida que hoje é a mais importante do município (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governador Tião Viana recebeu na tarde desta sexta-feira, 19, um grupo de empresários de Brasileia que veio com um grande apelo: a recuperação da Avenida Marinho Monte, principal do município e que se encontra em um estado de total degradação.

Mesmo sendo de responsabilidade da prefeitura, o governador tomou uma decisão e se comprometeu com uma recuperação emergencial da via.

“O governo do Estado é responsável pelo hospital de Brasileia, cuja primeira etapa quero entregar até agosto. O Dnit [Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes] é o responsável pela BR-317 e já informou que vai intervir no trecho a partir de Xapuri. Já a prefeitura é a responsável pela [Avenida] Marinho Monte. Eu já pedi oito vezes à prefeitura para assumir essa obra, e me foi recusado. Eu não quero culpar ninguém, eu só quero fazer”, disse Tião Viana.

Agora o governador pretende se unir ao Dnit e assumir a recuperação emergencial. Até esta quarta-feira, ele prometeu aos empresários que irá ao município com uma ação concreta voltada para a avenida.

Empresários proativos

O comerciante Júnior Vale foi o criador do grupo SOS Marinho Monte, movimento dos empresários pela recuperação da avenida. Eles já intercederam junto à prefeitura – sem sucesso -, e agora buscam o apoio do governo do Estado.

“Infelizmente, o poder público lá abandonou a gente. Hoje é a área que possui os maiores comerciantes e contribui mais com o município. Segundo a prefeitura, existem emendas para a recuperação, mas essa conversa já tem três anos e infelizmente ainda não aconteceu nada. O sentimento é de alivio, felicidade e ânimo. Viemos com medo, sem saber a resposta do governador, e saímos daqui satisfeitos”, conta Júnior Vale.

Outro comerciante localizado na avenida, Cláudio Amorim, reforça: “A Marinho Monte é o cartão de visita de Brasileia, por onde passam as pessoas que vão para o Peru e também veículos pesados. E hoje é só poeira, lama e buracos. Viemos pedir o apoio do nosso governador, porque estamos pedindo socorro por Brasileia”.

A deputada estadual Leila Galvão é uma das parlamentares que mais estiveram à frente da luta pela recuperação da Marinho Monte. “É um sentimento de realização e compromisso com o governador Tião Viana, ao atender o anseio da população de Brasileia com um problema que não é dele. Essa história estava uma novela muito grande e incomodando todos.”

A luta pela recuperação da Avenida Marinho Monte também conta com o apoio dos deputados Daniel Zen, Lourival Marques, Jonas Lima e do presidente Ney Amorim, além dos deputados federais Leo de Brito e Raimundo Angelim e do senador Jorge Viana.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter