Segurança

Tião Viana dá as boas-vindas à nova superintendente da Polícia Federal no Acre

“Nós temos respeito, elevada consideração e necessidade de que a Polícia Federal do Acre seja fortalecida”, disse Tião Viana (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Em evento de posse da nova superintendente da Polícia Federal (PF) no Acre, Diana Calazans Mann, o governador Tião Viana deu as boas-vindas e deixou o governo à disposição para toda e qualquer cooperação institucional. A solenidade ocorreu nesta terça-feira, 3, e contou ainda com a presença da diretoria-executiva da PF, Silvana Helena Borges.

“Trago a disponibilidade e a cooperação de todo o sistema de segurança do Estado, para o que seja necessário. Nós temos respeito, elevada consideração e necessidade de que a Polícia Federal do Acre seja fortalecida na sua missão constitucional”, afirmou o governador, pontuando o cenário da segurança nacional, que tem uma árdua luta contra os crimes do narcotráfico.

O governador lembrou também parte de sua luta, enquanto senador federal, para o fortalecimento da instituição. “Lembro que em 2003, tínhamos menos de dois mil policiais federais no Brasil, logo alcançamos um efetivo de oito mil. Defendi sempre uma mudança no conceito de carreira dentro da instituição e entendo que foi em 2007 que começou uma autonomia dos delegados de Polícia Federal nesse país”, afirmou Tião Viana.

A superintendente, em seu discurso de posse, falou de forma abrangente das prerrogativas da PF e do impacto que a recente onda nacional de crimes do narcotráfico. “O impacto das ações criminosas para deterioração da paz social não pode ser ignorado, assim como também não pode ser ignorada a obrigação da Polícia Federal em atuar no enfrentamento desse fenômeno”, afirmou Diana, ressaltando que a atuação em conjunto com outros órgãos federais e estaduais é fundamental.

Silvana Helena representou a direção-geral da PF durante a solenidade. “Realmente é necessário a união, não só das forças de segurança pública, nas suas variadas dimensões, mas também o entrosamento dessas forças com o judiciário e demais órgãos estaduais e federais. Aqui no Acre nós temos bem representada essa união entre os poderes”, disse.

Após dois anos no posto de superintendente no Acre, o delegado Chang Fan deixa o cargo no estado e assume agora a regional da PF em Goiás. Diana é delegada desde 2003 lotada em São Borja, no Rio Grande do Sul, sua terra natal.