O governador Tião Viana esteve em Brasília nesta terça-feira, 7, onde se reuniu com representantes do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) no Brasil e do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird). O secretário de Estado de Planejamento, Márcio Veríssimo, e a chefe da Casa Civil, Márcia Regina Pereira, acompanharam as agendas.
A primeira reunião foi com o representante do CAF, Victor Rico, na qual ambos reforçaram a parceria para o apoio ao Programa de Infraestrutura de Ramais, de Desenvolvimento Rural Sustentável do Acre e de cadeias produtivas, apresentados pelo governo. Na ocasião, ambos discutiram o apoio importante aos projetos e investimentos nas principais cadeias de valor, como suíno, frango, peixe, floresta, castanha, látex e açaí.
Em maio, o representante do CAF no Brasil fez uma visita ao Complexo de Piscicultura e afirmou ter ficado impressionado com o nível de desenvolvimento da unidade. Rico parabenizou Tião Viana, por conseguir colocar em funcionamento uma planta industrial que, segundo ele, é referência na Amazônia em tecnologia e inovação.
“É válido destacar, ainda, o arranjo da gestão no Acre, com ênfase à participação da cooperativa de pequenos produtores na empresa como sócios do negócio”, pontuou.
Márcio Veríssimo reforçou que o CAF é um parceiro e promotor do desenvolvimento. “Os esforços do governo põem definitivamente o Acre no cenário econômico amazônico como um estado próspero e de grandes oportunidades para as atuais e futuras gerações”, disse Veríssimo.
Agenda do Bird no Acre
Tião Viana se reuniu ainda com a gerente de Projeto do Bird, Adriana Moreira, que discutiu os detalhes da agenda da instituição no Acre, prevista para a próxima semana.
Na ocasião, o governador destacou a importância do programa Quero Ler, que será apoiado pela instituição, e de outras ações, como a Bienal do Livro e o Programa de Saneamento Ambiental Integrado e Apoio à Produção.
“Lembrando que o Bird é um dos principais parceiros para o desenvolvimento do Estado do Acre. Só no programa de Saneamento Ambiental Integrado, sobretudo nos municípios de difícil acesso do estado, os investimentos são da ordem de R$ 500 milhões para levar saneamento e qualidade de vida para a população”, contou Márcia Regina.