Tião Viana concede entrevista e avalia a gestão estadual

O governador do Acre, Tião Viana, participou do programa Tribuna Livre, da TV Rio Branco, afiliada do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), para avaliar os últimos três anos de gestão. A entrevista foi nesta quinta-feira, 13.

Governador responde perguntas de debatedores durante programa (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Governador responde perguntas de debatedores durante programa (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Ele falou sobre a expansão dos polos moveleiros no estado, lembrando que, quando assumiu, existiam apenas três unidades. Hoje, porém, o número chega a 13. “No dia 28 deste mês faremos a inauguração da maior indústria madeireira do Juruá. A madeira que não era utilizada aqui, de manejo florestal, agora será levada para Sergipe”, anunciou.

O governador também falou sobre a qualificação dos profissionais da marcenaria, que passaram por especialização em design na cidade de Milão, Itália, como alternativa de valorização ao trabalho realizado há anos no setor.

Outro tema abordado foi a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que determina a demissão dos servidores do Estado contratados sem a realização de concurso público, nos anos 1980. “Não são 11 mil servidores, como dizem. Eu gosto de trabalhar com a verdade. São 3.425 apontados como irregulares”, esclareceu.

Tião Viana observou que parte dos funcionários que se enquadram na decisão está em fase de aposentadoria. “Temos caminhos de luta. Vamos achar uma saída legal, baseada na legislação. Estamos de mãos dadas com esses servidores e não podemos deixá-los passar por privações, já que a culpa não é deles”, comentou.

Outros temas discutidos foram a questão da BR-364 – que interliga a capital ao Vale do Juruá –, o maior programa de habitação já realizado no Acre – a Cidade do Povo -, a instalação de indústrias na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) e os avanços na saúde pública.

O programa vai ao ar às sextas-feiras, a partir das às 20h30, com reprise aos sábados, no mesmo horário. O programa é apresentado e mediado pelo jornalista Archibaldo Antunes, com participação dos debatedores Osmir Lima e Narciso Mendes.