O governador Tião Viana assinou na tarde desta terça-feira, 10, convênio com a organização sem fins lucrativos Jovens com uma Missão (Jocum). O atendimento básico de materiais de consumo e manutenção para sete casas de recuperação e abrigamento será garantido através de repasse de verbas.
O objetivo do governo é estreitar os laços e ampliar as parcerias com as igrejas para alcançar um número maior de pessoas vulneráveis ou em situação de risco social. “Esse trabalho de recuperação, de atendimento a vítimas de violência e principalmente de prevenção ao uso de drogas e conscientização contra a violência é algo que as igrejas têm condição de fazer de uma forma muito mais eficaz se tiverem a mão estendida do governo. E nós queremos contar com esse apoio”, disse o governador Tião Viana.
A Jocum, organização que tem sede em diversos países, atua no Acre desde 2000. Aqui ela mantém sete casas de triagem, abrigamento e recuperação de dependentes químicos ou vítimas de abuso e violência. Trabalha com homens, mulheres e menores.
O convênio, no valor de R$ 15 mil, será repassado mensalmente através da Secretaria de Estado de Saúde. “É um recurso que vai nos ajudar a manter o básico de cada casa, com alimentação, material de limpeza e outros gastos relativos à manutenção desses locais. É uma ajuda importante para garantir o necessário para o andamento dos trabalhos”, disse o pastor Daniel Batistela, líder da Jocum no Acre.
Entre os locais coordenados pela Jocum está a Casa Lar Ester, que atende meninas vítimas de abuso e violência doméstica. Todas as casas funcionam com trabalho voluntário e sobrevivem de doações.