Tião Viana apresenta desenvolvimento econômico do Acre ao BNDES

As plataformas de economia sustentável e industrial foram o foco da reunião (Foto: cedida)
As plataformas de economia sustentável e industrial foram o foco da reunião (Foto: cedida)

Em audiência com o diretor da área Social, de Meio Ambiente e de Agropecuária do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), José Henrique Paim, nesta sexta-feira, 8, no Rio de Janeiro, o governador Tião Viana apresentou os resultados dos projetos de desenvolvimento econômico do estado. O presidente Luciano Coutinho participou por videoconferência a partir de São Paulo.

Com uma parceria desde 2002, o banco faz parte dos avanços sociais e econômicos do Acre. Tião Viana fez questão de agradecer a firmeza com que a instituição tem agido: “A parceria do BNDES foi determinante para mudar o desenvolvimento da economia do estado, todo ele vinculado à economia amazônica e sustentável”.

O governador pontuou ainda os atuais programas que são geridos em parceria com o banco – do saneamento, fator importante para os avanços nos índices de desenvolvimento humano, às cadeias produtivas como piscicultura, avicultura, suinocultura e plantio de frutíferas (destaque para o açaí), látex e castanha. Após a segurança dos avanços sociais, o Acre apresenta agora uma plataforma industrial sólida, com o arranjo público-privado-comunitário se firmando.

Atingindo, até o momento, mais de seis mil famílias, com investimentos de R$ 110 milhões, o programa de piscicultura foi destaque para quem participou da reunião.

“Fiquei muito impressionado com a piscicultura. Integra cooperativas de médios e pequenos produtores e demonstra o potencial de um investimento social, além de trabalhar com a realidade da região”, afirmou Julio Raimundo, diretor das áreas Industrial, de Capital Empreendedor e de Mercado de Capitais do BNDES.

O secretário de Planejamento do Estado, Márcio Veríssimo, também acompanhou a agenda. Ele que os mecanismos inovadores de financiamento possibilitaram que, em seis anos, o governo realizasse o que levaria décadas, se dependesse unicamente das políticas convencionais de financiamento público.

“Construímos as bases para o futuro e hoje somos respeitados pelas maiores instituições de desenvolvimento brasileiras e internacionais, como BNDES, Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o banco alemão KfW e o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF)”, enfatiza Veríssimo.

Após conhecer as diversas frentes de economia do estado, o presidente Luciano Coutinho parabenizou o estado e garantiu que a aquicultura e a piscicultura são prioridades do banco para a Região Norte. “Essa iniciativa do Acre mostra para nós a lição do que um pouco de capital pode fazer em uma região com uma economia nova”, afirma.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter