Tião Viana anuncia investimentos em Santa Rosa do Purus

No aniversário de 22 anos de emancipação de Santa Rosa do Purus, Tião Viana anunciou uma série de investimentos ao município (Foto: Sérgio Vale/Secom)
No aniversário de 22 anos de emancipação de Santa Rosa do Purus, Tião Viana anunciou uma série de investimentos ao município (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Santa Rosa do Purus, um dos quatro municípios isolados do estado, completa 22 anos de emancipação política nesta segunda-feira, 28. E para comemorar junto com seu povo, o governador Tião Viana se dirigiu à cidade e entregou 50 mil alevinos para os piscicultores locais, além de anunciar novos investimentos nas áreas de educação, regularização fundiária e agricultura familiar.

Além dos peixes, já foram entregues em Santa Rosa 500 kits de galinha caipira, 50 roçadeiras e 13 máquinas de costura. “Quando trazemos do pinto ao peixe, trazemos renda e a distribuição da riqueza do nosso estado. Podemos fazer muito mais por Santa Rosa, só precisamos de uma maior organização comunitária”, disse o governador Tião Viana.

São investimentos na área rural que aos poucos mudam a vida dos moradores e criam novas expectativas para o futuro. Como o produtor Manoel Antônio, 23, que mesmo jovem se dedica muito ao campo, recebeu o kit de pintos e acredita muito no projeto do mel. “Somos um dos municípios mais isolados do estado. E eu vejo no mel principalmente uma esperança. Porque já tem comprador garantido e vai fortalecer a saúde do nosso povo”, conta o empolgado produtor.

Só o Instituto Dom Moacyr (IDM) traz para o município 85 vagas em cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) como técnico em enfermagem, auxiliar de recursos humanos, manicure, pedicure e cabeleireiro. E só para a recuperação das ruas da cidade, o governo realiza um convênio com a prefeitura no valor de R$ 122 mil para este ano.
santa_rosa_SV_28_04_2014 (4)_Fotor_Collage

Para o regularização fundiária urbana, o desafio será concretizado este ano pelo Instituto de Terras do Acre (Iteracre) em parceria com a prefeitura. O próprio prefeito, Rivelino Mota, afirma: “Nós precisamos do governo para conseguir administrar bem o nosso município. Por isso eu agradeço todos esses investimentos”.

O governo também prepara um investimento de R$ 13 milhões em ruas e sistema de esgoto. Nos anos anteriores as licitações deram desertas, mas o governador acredita que em 2014 o projeto conseguirá avançar, e a qualidade de vida na zona urbana poderá dar um salto gigantesco.