Tião Viana afirma que uma nova Brasileia precisa ser edificada

(Fotos: Gleilson Miranda/Secom)
“Temos que repensar a cidade para achar novos caminhos e oportunidades”, afirmou Tião Viana(Fotos: Gleilson Miranda/Secom)

O governador Tião Viana vistoriou na sexta-feira, 13, as cidades de Epitaciolândia e Brasileia, para dimensionar os danos ocasionados pela enchente. Acompanhado por secretários de governo e pela deputada estadual Leila Galvão, o governador foi até a margem do Rio Acre onde estão sendo feitas as obras de contenção do rio. Para Tião Viana, uma nova Brasileia precisa ser edificada.

“Hoje aqui a gente vê a destruição. Mudaram o regime de chuvas e o movimento climático que afeta o meio ambiente, e a cidade tem que ter seu direcionamento repensado. Tem que haver uma mudança no seu eixo comercial”, afirmou.

Segundo o governador, as habitações que fazem parte da área baixa da cidade estão definitivamente afetadas e os estudos hidrológicos apontam que não adianta fazer um aterro de contenção para a barragem da água, porque, mesmo assim, ela dá a volta na cota de alagação e invade a cidade da mesma maneira, ocasionando os mesmos danos.

“Temos que repensar a cidade para encontrar novos caminhos e novas oportunidades de comércio e mudanças de adaptação da população”, disse o governador.

Apoio do governo federal

A presidente Dilma Rousseff assegurou ao governo do Acre que no prazo de dois anos serão construídas, por intermédio do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), 500 moradias para acolher os  mais afetados.

“Eu, pessoalmente, estou empenhado também na luta pelo loteamento urbanizado, para assegurar a transferência das famílias que queiram sair também dessas áreas, como, por exemplo, do meandro onde nós tivemos uma situação dramática que foi a interrupção, transformando-o quase numa ilha”, declarou Tião Viana.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter