Tião pede agenda de resultados no Fórum de Governadores da Amazônia

Governador salientou importância de saírem do encontro com resultados (Foto: Andréa Zílio)
Governador salientou importância de saírem do encontro com resultados (Foto: Andréa Zílio)

A solenidade de abertura do Fórum de Governadores da Amazônia Legal, realizado nesta sexta-feira, em Manaus (AM), abriu espaço para uma expressão artística que aliou tradição cultural e civismo, na apresentação do Hino Nacional no idioma da etnia Tikuna, cantado por uma representante daquele povo, a índia Djuena. O governador do Acre, Tião Viana, em sua participação no evento que tem como anfitrião o governador José Melo, pontuou a necessidade de uma agenda de resultados.

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, o ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues e a presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Maria Lúcia Falcón, também participam do Fórum, junto aos governadores Confúcio Moura (RO), Simão Jatene (PA), Suely Campos (RR), Pedro Taques (MT), Marcelo Miranda (TO), Flávio Dino (MA) além do vice-governador João Bosco Papaléo (AP), do deputado federal Leo de Brito (AC) e do prefeito de Manaus, Artur Virgílio.

Na pauta

(Foto: Andréa Zílio)
Fórum está sendo realizado em Manaus (Foto: Andréa Zílio)

O governador Tião Viana falou do orgulho que sente com a representação dos governadores da Amazônia, que significa quase um terço de todos os governadores do país. Tião enfatizou a importância da construção de uma agenda de resultados para a Amazônia e o Brasil, pautada na agenda planetária discutida pela Conferência do Clima (COP 21).

Tião Viana fez questão de prestar total apoio à presidente Dilma, e também foi aplaudido ao frisar os entraves que os estados passam para acessar os recursos do Fundo Amazônia, o que, segundo ele, deve ser tratado e superado pelo governo federal. “Vivemos na região mais valiosa do planeta. Nós não temos que pensar em um país só com a crise, mas sim, qual a saída para a crise”, avaliou.

Amazônia protagonista

“Eu estou olhando para Amazônia com o olhar grande, e tenho certeza que meus colegas governadores da região também. Vamos ser protagonistas ou não na COP 21?”, questionou o governador. Tião também citou a previsão de um encontro com a presidente Dilma em Brasília, em que esse grupo de governadores deverá reforçar que a Amazônia precisa estar na agenda nacional como prioridade.

A ministra Izabella Teixeira ressaltou que o Brasil é reconhecido no mundo como o que mais reduz emissões de carbono. “O governo federal quer ampliar as parcerias com os estados. Eu quero agradecer a todos e desejar um ótimo trabalho neste Fórum para avançarmos, porque o que o mundo espera do Brasil está na Amazônia, e esse grande desafio está lançado”, disse.

Ferrovia Transoceânica

O Fórum dos Governadores da Amazônia Legal também será marco de um importante documento, o Termo de Cooperação Técnica, celebrado entre os estados do Mato Grosso, Acre, Rondônia e Amazonas com a finalidade de formalizar providências para a execução do projeto da Ferrovia Transoceânica.