TFD garante atendimento a criança com glaucoma congênito

A pequena Jhennifer Lorrana, de apenas dois anos de idade, foi atendida nesta quinta-feira, 18, no hospital Oswaldo Cruz, em Porto Velho (RO). A criança tem glaucoma congênito no olho direito e a família foi até a capital rondoniense encaminhada via Tratamento Fora de Domicílio (TFD).

O Setor de Regulação da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) vinha tentando conseguir uma vaga em alguns hospitais do país, com especialistas na área, para que a criança fosse atendida. As ações para TFD são executadas pelo Complexo de Regulação da Sesacre e só ocorrem quando há garantia de atendimento no município de referência, com horário e data definidos previamente.

O gerente administrativo do Complexo de Regulação da Sesacre, Kennedy Nasserala, explicou que após negativas de algumas unidades de saúde em São Paulo e Manaus, a Sesacre conseguiu agendar consulta com a oftalmologista com especialização em glaucoma Hévila Tamar Rolim, em Porto Velho.

“O complexo regulador durante esse tempo não mediu esforços para buscar a vaga para a Jhennifer, mas infelizmente a gente trabalha com solicitações sem governabilidade no que se refere a vagas, em virtude que fazemos o pedido a outras unidades da federação, e essas podem ou não nos atender. Por isso, alguns casos acabam demorando mais do que o previsto, pois ficamos aguardando a confirmação desse atendimento pela unidade executante, que às vezes tem dificuldade de ceder vagas para outros estados em decorrência de próprias demandas”, explica Nasserala.

No início da tarde de quarta-feira, Keliane Souza, mãe de Jhennifer, recebeu as passagens e as orientações da equipe da regulação da Sesacre. Ela contou que ficou muito feliz com o agendamento da consulta, apesar do receio da viagem para o dia seguinte.

“Quando me ligaram meu coração bateu mais forte, foi uma longa espera, mas graças a Deus minha filha vai começar a ter o tratamento adequado. Fiquei um pouco nervosa com a viagem em cima da hora, pois tenho outros quatro filhos menores, mas a saúde da Jhennifer vem primeiro”, diz a mãe.

Sobre o TFD

O objetivo do TFD é fornecer auxílio a pacientes atendidos pela rede pública ou conveniados/contratados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a serviços assistenciais de outro município/estado, desde que esgotadas todas as formas de tratamento de saúde no local onde o paciente reside.

No ano passado, o governo do Acre investiu mais de R$ 12 milhões com pacientes em Tratamento Fora de Domicílio.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter