Testemunhos de fé a São Sebastião

Dedicação às obras da igreja renovaram a fé de dona Euri (foto: Luciano Pontes/Secom)
Dedicação às obras da igreja renovaram a fé de dona Euri (foto: Luciano Pontes/Secom)

Desde que seu marido faleceu, Euri Figueiredo dedica-se ao trabalho voluntário na Igreja São Sebastião, em Xapuri. “Me apeguei na fé que tinha, para que se tornasse maior”, argumento usado também para não ter se permitido entregar à depressão. Ela conta também que a devoção ao padroeiro da cidade é algo natural, porque são tradicionais as festas religiosas e novenas a São Sebastião, muitos têm graças a contar e a fé se renova com as novas gerações de fiéis.

“Em uma missa, com a igreja cheia, todos tiveram prova de um milagre de São Sebastião. Uma mulher que teve um AVC, teve metade do corpo paralisado e estava definhando no hospital. Ela sentiu uma presença forte ao seu lado no leito e sentiu a necessidade de vir a igreja. Aqui, ela se levantou na cadeira de rodas e gemendo gastou todas suas forças para ir receber a eucaristia. Após isso, ela foi chorar aos pés do santo. Ela tinha até dificuldades de falar, por causa do derrame que a deixou no hospital, mas depois disso, vimos ela saindo melhor da igreja e agora a vemos, recuperada, nas missas”, conta a fiel.

Como também testemunha Leonardo Menezes, que discretamente carrega um terço no pescoço, símbolo do seu apego à fé. “Eu tinha a clavícula solta há muitos anos e,  por isso, fiz promessa a São Sebastião para ele me curar. Ano passado, meu pai e eu trouxemos um garrote para pagar a promessa e agora minha clavícula está sendo colada”, relata. Patenteando como resposta divina, até seu trabalho temporário de pintor dos bancos da praça, dedica em agradecimento: “eu estou deixando a cidade mais bonita e vai agradar o santo, né?”, interroga.

Leonardo teve fé e está sendo curado pela intercessão de São Sebastião (Foto: Luciano Pontes/Secom)
Leonardo teve fé e está sendo curado pela intercessão de São Sebastião (Foto: Luciano Pontes/Secom)

O ambulante Raimundo Marques, que vende verduras e queijos pelas ruas do município, pausa as vendas para relatar sua experiência pessoal de devoção. “Eu estava trabalhando e um pau caiu em cima de mim e desde então fiquei muito doente, por isso pedi a São Sebastião e todos os anos venho aos festejos em gratidão”, conta.

A programação para homenagear o santo católico iniciou dia 11, último sábado, com carreata e novena na paróquia. O diácono Misael Monte conta que a cidade toda se engaja com os festejos, que se encerram dia 20. Dia 19, além da missa, haverá também um grande bingo anual com 45 garrotes. “Toda a população e romeiros vivem o esplendor da fé no coração de Xapuri”, ressalta.

Ryan Lima tem 6 anos de idade e está na cidade, porque sua mãe, moradora do bairro Cadeia Velha, de Rio Branco, veio trabalhar, montando uma barraca na praça em frente a igreja. Não é a primeira vez que acompanha a mãe, por isso ele disse que ano passado fez um pedido: “Eu pedi um irmão e fui atendido”. Então este ano, pretende agradecer a atenção do santo.

"A força vem da fé", declara o ambulante (Foto: Luciano Pontes/Secom)
“A força vem da fé”, declara o ambulante (Foto: Luciano Pontes/Secom)

A atendente da loja de conveniência na vizinha Brasileia, Jade Neres, diz que vai a Xapuri no dia 20. “A cidade fica muito movimentada e é bonito de ver as pessoas pagando suas promessas, a gente vê pessoas fazendo a procissão de joelhos, com roupa de saco e outras trazendo coisas para pagar a promessa”.

Transmissão Aldeia

A festa religiosa de Xapuri será transmitida ao vivo pelo Sistema Público de Comunicação. Na segunda-feira, 20, a missa vai ao ar pela TV Aldeia e na rádio, a transmissão começa desde a procissão.

A iniciativa faz parte das atividades de interiorização e integração da Fundação Aldeia de Comunicação (Fundac). De acordo com o diretor  de Produção e Programação da Fundac, Alexandre Nunes, a integração do Sistema, além de ampliar a cobertura do novenário de São Sebastião, que faz parte do calendário cultural do Acre, aproxima a comunicação à política de humanização do governador Tião Viana.

Já para o secretário de Comunicação e Turismo, Leonildo Rosas: “A intenção é ampliar o alcance e levar informação para a população acreana. A celebração vai além das fronteiras de Xapuri e de todos os municípios que o adotam, faz parte da cultura acreana. E também, fortalece a economia local e o turismo”.

FLASH_clipped_rev_123