Milhares de fiéis se reúnem em Xapuri para celebrar São Sebastião

Procissão encerra Festa de São Sebastião (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Procissão encerra Festa de São Sebastião (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Considerada uma das maiores e mais tradicionais festividades religiosas do Acre, a Festa de São Sebastião, em Xapuri, reuniu mais de 10 mil pessoas em procissão pelas ruas da cidade. Um momento de devoção e fé em homenagem ao Santo padroeiro da cidade.

O governador Tião Viana participou da caminhada e revela que sua relação com o santo veio de família. “Foi minha mãe que colocou meu nome baseado numa promessa feita a ele. A história de São Sebastião é muito forte. Ele passou por um calvário, um sofrimento tão grande em defesa e luta pelo cristianismo. Todos os anos sigo a procissão em Xapuri como uma tradição de fé e compartilho esse momento com o povo acreano”, conta.

Comandando a procissão pelas ruas de Xapuri, o padre Francisco Chagas lembrou principalmente a luta do povo xapuriense, que no ano passado resistiu à pior cheia da história. “A gente vê com muita alegria e muita fé a coragem desse povo que a cada ano mostra mais entusiasmo nesse momento que é a festa do nosso padroeiro. Este ano houve muita participação e nossa expectativa é que no ano que vem tenha mais gente, porque a fé do povo também vai crescendo”.

Tião Viana revelou que seu nome veio de uma promessa da mãe ao santo (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Tião Viana revelou que seu nome veio de uma promessa da mãe ao santo (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Turismo em alta

Recebendo turistas de todos os cantos do Acre, a Festa de São Sebastião é responsável por lotar hotéis e pousadas, além de movimentar economicamente Xapuri. Vinda do Bujari com a família, Maria das Graças de Souza demonstra uma fé tão grande pelo santo, que revela guardar dinheiro todo ano para vir a festa.

“Isso é muito lindo. Uma coisa dessas tem que fazer de tudo pra vir todo ano. Eu deixo de comprar coisas no Natal pra poder vir, coisa que eu faço desde criança lá no Nordeste. Tenho muita fé em São Sebastião e espero conseguir vir todo ano, pedir graça pela nossa família, pela nossa casa. A gente vive na graça de Deus”, disse a senhora que usava uma camisa com a imagem do santo.

O deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa, Daniel Zen, também esteve presente. Carregando uma imagem de São Sebastião nos braços, ele revela que a fé vem da tradição: “Para nós cristãos é uma festa muito importante que mostra a devoção por São Sebastião. Meu pai era um forte devoto, xapuriense e a fé vem por herança e criação. Viemos participar e agradecer pelas graças atingidas”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter