Objetivo da ação é identificar os casos da doença
O Departamento de Vigilância em Saúde –DVS– está organizando uma chamada para realização do teste rápido para Hepatite B, no período de 26 a 30 de abril, de 8h às 12h, no Serviço de Assistência Especializada- SAE, localizado em frente à maternidade.
Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Hepatite, Mônica Abreu, o objetivo da ação é identificar possíveis portadores da hepatite B, fazendo um levantamento da situação da doença na capital e ampliar o diagnóstico da doença. “Não existe restrição para fazer o teste, qualquer pessoa que deseja saber se é portadora do vírus pode se apresentar no local indicado” – afirma Mônica.
O teste é realizado com a coleta de sangue que passa por um processo de centrifugação, concluindo o resultado em até 1 hora. A chamada para teste rápido é uma atividade que antecede a Campanha Nacional de Hepatites Virais, facilitando para que as pessoas que receberem o diagnóstico positivo possam ser acompanhadas por profissionais e realizando o tratamento adequado.
A equipe do Programa Estadual de Hepatites Virais- PEHV ressalta a importância de obter diagnósticos precoces para evitar a evolução da doença, proporcionando aos portadores uma melhor qualidade de vida e prevenindo-os de quadros mais graves como cirrose ou câncer no fígado. Espera-se no total 2.300 testes.