Teste rápido de hepatites B e C no Centro de Saúde do Tucumã

Serviço faz parte a 1º Campanha Estadual de Diagnóstico e Prevenção das Hepatites Virais

hepatite_140708_foto_angela_peres_1.jpgDiagnosticar precocemente portadores dos vírus das hepatites B e C. Este é um dos objetivos da 1º Campanha Estadual de Diagnóstico e Prevenção das Hepatites Virais. Nesta terça-feira o Centro de Saúde do Tucumã passou a oferecer o teste rápido de hepatites, com resultado em até 24 horas. O serviço se estende até sexta-feira. No sábado, após o lançamento oficial da campanha, o exame estará disponível em sete pontos estratégicos da capital.

O funcionário público Cleildo Pimentel foi o primeiro paciente a realizar o teste rápido no Centro de Saúde do Tucumã. “Fiz o exame por precaução após ver uma reportagem explicando que milhares de pessoas são portadoras de várias doenças e não sabem”.

O Centro de Saúde do Tucumã atende uma média de 2,5 mil pessoas por mês, segundo a técnica da Vigilância Epidemiológica da unidade, Ruth Ribeiro. “Uma das metas é fazer o levantamento da situação da doença na área de abrangência do centro de saúde. Os interessados podem nos procurar até o dia 18 para fazer o diagnóstico. Não precisa estar em jejum”.