Teste da Linguinha será oferecido nas maternidades do estado após formação

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) realiza nesta quinta-feira, 26, uma oficina de formação de multiplicadores para avaliação do frênulo lingual em recém-nascidos, o teste da linguinha. A capacitação será das 8h às 12h e das 14h às 17h30, no auditório da Maternidade Bárbara Heliodora em Rio Branco.

A capacitação sobre o frênulo da língua ou freio lingual vai formar facilitadores para implantar o exame nas maternidades do estado do Acre. O Teste da Linguinha é uma avaliação padronizada que possibilita diagnosticar e indicar o tratamento precoce das limitações dos movimentos da língua (língua presa) que podem comprometer as funções exercidas pela órgão como sugar, engolir, mastigar e falar.

Oficina tem como público-alvo médicos, enfermeiros, fonoaudiólogos, nutricionistas e odontólogos Foto: Divulgação

“É mais uma triagem neonatal que estamos implantando no estado, então contemplamos profissionais das três regionais pra estar replicando no interior e implantando o teste”, explica Priscylla Nunes Aguiar, chefe do núcleo materno-infantil da Sesacre.

A oficina tem como público-alvo médicos, enfermeiros, fonoaudiólogos, nutricionistas e odontólogos, e será ministrada por dois consultores do Ministério da Saúde (MS). O objetivo da oficina é, além de capacitar estes profissionais para atuarem como multiplicadores na avaliação do frênulo lingual em recém-nascidos nas maternidades, também estabelecer o fluxo de seguimento na Rede de Atenção Primária à Saúde para acompanhamento dos casos em investigação/suspeitos ou com necessidades especiais pós-cirúrgicas, visando à manutenção do aleitamento materno, conforme a norma técnica nº 35/2019 do Ministério da Saúde.

A oficina é promovida por meio do Departamento de Atenção Primária, Políticas e Programas Estratégicos (DAPE) e núcleo Materno-Infantil,  em parceria com a Coordenação de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde (MS).

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter