Territórios da Cidadania confirma implantação de Unidades Produtivas Agroecológicas em Xapuri

Parceria com Ministério do Desenvolvimento Social vai garantir a construção de hortas ecológicas

pais.jpgO Consórcio Intermunicipal do Alto Acre e Capixaba – Condiac, o Sebrae, Câmara e Prefeitura de Xapuri confirmaram a implantação de unidades de Produção Agroecológica Integrada Sustentável – PAIS em cinco comunidades do município. As unidades terão hortas agroecológicas integradas e um galinheiro.

A iniciativa terá acompanhamento técnico, afirma a gestora do Projeto Territórios da Cidadania Alto Acre e Capixaba, Kethleen Diniz. "O sistema é diferente porque permite várias culturas numa mesma área e sem a utilização de agrotóxicos, uma produção integrada sustentável, e a gente vai apoiar desde o início da implantação até o resultado do projeto."

As unidades produtivas vão abastecer as escolas do município com a compra antecipada dos produtos para incrementar a merenda escolar. O programa já possui um destino certo para a venda da produção de cada unidade, garantindo assim o retorno financeiro para cada produtor.

Jiquiá, Sibéria e Pólo da Variante são alguns dos lugares sondados para a viabilidade do projeto. Uma capacitação de técnicos prevista para os dias 17 e 18 deste mês vai definir as áreas viáveis para a implantação das hortas e galinheiros.

"A tecnologia social PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável) inspirou-se na atuação de pequenos produtores que optaram por fazer uma agricultura sustentável, sem uso de produtos tóxicos e com a preocupação de preservar o meio ambiente. Integrando técnicas simples e já conhecidas por muitas comunidades rurais". O convênio é com o Ministério de Desenvolvimento Social- MDS no valor de 300 mil reais.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter