A Prefeitura de Rio Branco e o governo do Acre, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Rbtrans) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) informam que o Terminal Urbano está funcionando normalmente.
Apesar de haver uma lâmina de água na entrada do local, as linhas de ônibus de bairros que não foram afetados pela alagação continuam operando. Os órgãos públicos também atuam na organização do acesso ao centro da cidade.
O superintendente do RBTrans, Marcos Lourenço, explica que, em parceria com o Detran, o órgão trabalha na interdição de alguns pontos da cidade . “Somente os ônibus, os carros de equipes que trabalham na retirada de famílias dos bairros e carros com medicamentos podem ter acesso ao centro”, diz.
O governo do Estado decretou ponto facultativo para os servidores públicos até sexta-feira, 6, a fim de amenizar o trânsito no centro da capital e facilitar o acesso das pessoas que estão ajudando nas retiradas de famílias dos bairros afetados.
“Mesmo com o ponto facultativo, ainda havia muito tráfego no centro, o que dificultava o trabalho dos carros que estavam retirando as pessoas, além de ser uma medida de segurança para que a população não acesse os pontos alagados”, explica o diretor-geral do Detran, Gemil de Abreu Junior.