Termina nesta segunda feira, 9, o prazo de inscrições para o curso da língua indígena Hatxa Kui, matriz do povo Huni Kuin, ofertado pelo governo do Estado, por meio do Centro de Estudos de Línguas (CEL). Para garantir a vaga, o candidato precisa comparecer à sede do CEL, na Avenida Getúlio Vargas, nº 3030, ao lado da Saudosa Maloca, portando os documentos exigidos no edital
O curso será ofertado em formato de oficinas, com carga-horária de 20 horas e as aulas começam no dia 23 de abril. Podem se inscrever pessoas que já tenham concluído o ensino médio e sejam maiores de 18 anos.
Esta é a primeira vez que um curso de língua está sendo ofertados no CEL. A coordenadora do órgão, Claudenice Santos, explica que estão sendo disponibilizadas 25 vagas.
“É uma forma de valorizar e preservar a cultura dos indígenas e também uma oportunidade de a população aprender um dos idiomas falado por alguns dos nossos povos amazônicos”, explica à coordenadora.
Para mais informações é só acessar o edital que está disponível no site da Secretaria Estadual de Educação e Esporte (SEE) www.see.ac.gov.br/editais.
Educação indígena
Essa ação, desenvolvida agora em Rio Branco, é uma entre tantas outras na área de educação indígena. O governo do Estado oferta, por meio da Secretaria de Educação e Esporte (SEE), aula para 132 escolas nas terras indígenas. São 5.400 alunos e 524 professores desenvolvendo o ensino e a cultura nas aldeias.
Além disso, o programa de alfabetização Quero Ler tem uma turma específica para os povos indígenas. O programa contempla 34 terras indígenas em 12 municípios acreanos, tendo 212 turmas para beneficiar diretamente 2.120 alunos.
Saiba mais: Língua indígena começa a ser ensinada no Centro de Línguas do Acre