O Dia Mundial da Terapia Ocupacional é 19 de janeiro. O profissional dessa área promove, com atividades de trabalho e lazer, a autonomia de indivíduos com dificuldade de integrar-se à vida social em razão de problemas físicos, mentais ou emocionais.
A terapia ocupacional (TO) está em processo de crescimento no Acre. Em Rio Branco existem quatro profissionais, três atuam na Escola de Ensino Especial Dom Bosco e um no Hospital de Saúde Mental do Acre (Hosmac).
No Hosmac são realizadas várias atividades terapêuticas, com objetivos de estimular o desenvolvimento cognitivo, psicoafetivo, perceptivo, psicomotor e psicossocial dos pacientes. “Também realizamos festas em datas comemorativas, para a interação de pacientes e familiares”, informa Ângela dos Santos, terapeuta ocupacional do Hosmac.
José Pedro (nome fictício), 57 anos, é natural de Minas Gerais e está internado no Hosmac desde 2011. O paciente opina sobre o trabalho que a terapeuta ocupacional e o auxiliar desenvolvem no hospital: “Eu gosto muito das atividades, gosto de tudo, eles são bacanas com a gente. Gosto de desenhar e brincar lá fora. Quando não realizam as atividades aqui, nós sentimos muita falta, eles dão atenção pra gente”.