Tenente-coronel Aires substitui o major Alves no comando do 6º BPM

Aconteceu na terça-feira, 1, a troca de comando do 6º Batalhão da Polícia Militar (6º BPM), sediado em Cruzeiro do Sul (Foto: Onofre Brito)
Aconteceu na terça-feira, 1, a troca de comando do 6º Batalhão da Polícia Militar (6º BPM), sediado em Cruzeiro do Sul (Foto: Onofre Brito)

Aconteceu na terça-feira, 1, a troca de comando do 6º Batalhão da Polícia Militar (6º BPM), sediado em Cruzeiro do Sul (Foto: Onofre Brito)

Com a presença do comandante-geral da Polícia Militar do Acre (PMAC), coronel Anastácio, foi realizada na terça-feira, 15, a troca de comando do 6º Batalhão da Polícia Militar (6º BPM), sediado em Cruzeiro do Sul.

O major Alves, que permaneceu no comando de julho de 2011 a janeiro de 2013, sai, e entra em seu lugar o tenente-coronel Aires. A cerimônia de transmissão de comando foi prestigiada por autoridades religiosas, civis e militares locais.

Pouco antes da transmissão de comando, foi inaugurado, no quartel-general do 6º BPM o “Salão de Honras, Sargento Francisnato”, espaço destinado ao memorial e pequenas cerimônias e homenagens. No salão estão expostas fotografias de todos os comandantes da corporação. O homenageado sargento Francisnato morreu em missão há quatro anos.

Prestigiaram também a inauguração e troca de comando os filhos do patrono do 6º BPM, tenente da Guarda Territorial Idalino Silva. O tenente Idalino nasceu em 13 de setembro de 1906, no Rio Tejo. Depois de ter estudado no Sul do país, tornou-se o primeiro comandante do destacamento da Guarda Territorial em Cruzeiro do Sul. Morreu em 16 de setembro de 1997.

Na cerimônia, o coronel Anastácio enalteceu o comando do major Alves, tanto no que toca à parte operacional quanto na parte administrativa. Segundo o comandante, o quartel de Cruzeiro do Sul é o mais bem cuidado de toda a corporação. Anastácio transmitiu o abraço do governador Tião Viana e do vice-governador Cesar Messias a toda a tropa, pedindo que todos sigam trabalhando com o mesmo empenho sob o novo comando.

O major Alves disse em sua despedida que só tinha a agradecer o apoio do governo do Estado e o empenho de cada membro do batalhão durante sua gestão. Agradeceu ainda à população pelo crédito dado a ele e às entidades, cujas parcerias muito o ajudaram em sua missão. Desejou sucesso ao novo comandante. O tenente-coronel Aires, por sua vez, ante a responsabilidade de assumir a segurança em uma cidade em constante desenvolvimento, sintetizou: “A missão é árdua, mas temos que cumpri-la”.

Bom comandante

O major Alves fez um comando muito elogiado. O presidente da Associação Comercial do Alto Juruá, Marcos Venício Alencar de Souza, além de enaltecer as ações em prol da segurança, chamou o major de “amigo da população”.

No período de sua gestão houve redução da violência nos cinco municípios do Vale do Juruá, além de ter fortalecido parcerias com órgãos públicos e variados setores da sociedade. Em 2010, em toda a regional, aconteceram 28 homicídios. Em 2011, o número caiu para 16 e em 2012 estabilizou-se em 20.  Em Cruzeiro do Sul, os números foram: 2010 (22), 2011 (14) e 2012 (18).

O major Alves também teve boa parceria com a 1ª Ciretran, contribuindo para a redução do número de acidentes fatais de 18 em 2010 para seis em 2011. Com o apoio do Banco do Brasil, foram realizadas a identificação do prédio da instituição, a instalação de uma central telefônica, a aquisição de peças e suporte com apoio na manutenção das viaturas e a ampliação de duas salas que servem como local do comando e o Salão de Honras.

Outras realizações da gestão do major Alves foram: melhorias nas condições de trabalho dos policiais, aquisição de beliches, colchões, lençóis, travesseiros e mantas utilizados por policiais que pernoitam nos quartéis da regional, aquisição de 50 cadeiras acolchoadas, reforma nas instalações do quartel de Marechal Thaumaturgo, mudança da sede do quartel de Porto Walter, ampliação do banco de horas – de 204 para 480 -, possibilitando um aumento na renda dos policiais, e aquisições de viaturas, motocicletas, quadriciclos, armamentos e equipamentos.

Novo comandante

O novo comandante do 6º BPM, tenente-coronel Raimundo Nonato Aires da Silva, nasceu em 17 de maio de 1967. Seu pai chama-se Francisco de Almeida da Silva e sua mãe, Helena Carneiro Aires da Silva. Iniciou na PM como soldado, atingindo o posto de sargento. Fez o curso de formação de oficiais no Estado da Bahia. Posteriormente ainda fez, entre outros, os seguintes cursos: curso superior de Polícia em Natal (RN), curso de aperfeiçoamento de oficiais em Santa Catarina, curso de direitos humanos, motociclista militar e Swat avançado, e, finalmente, segurança de autoridade em Brasília. Suas principais atividades desenvolvidas foram: comandante do Gabinete Militar, comandante do 5º BPM, comandante do CPO II e III.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter