A Tenda da Cidadania aconteceu durante o primeiro dia de programações da 2ª Caravana de Direitos Humanos pelo Brasil, na praça da Biblioteca Pública Estadual, apresentando o Disque 100, um dos mais importantes serviços oferecidos pelo governo federal através da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da Republica (SDH), juntamente com a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos do Acre (Sejudh).
Foram realizadas palestras sobre a importância do Disque Direitos Humanos, além da distribuição de cartilhas com dicas de como e em que situações utilizar o Disque Denúncia. Participaram das atividades alunos do ensino médio do Colégio Estadual Barão do Rio Branco.
O Departamento de Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos atua em todo Brasil recebendo denúncias de violação dos direitos da pessoa humana e também prestando informações sobre os direitos da população. Somente de janeiro a abril de 2012, foram realizados 70.047 atendimentos, dos quais 6.050 para orientações e 42.890 para denúncias relacionadas à violação dos direitos dos idosos, pessoas com deficiências, população LGBT, moradores de rua e grupos sociais vulneráveis – a maior parte delas está ligada a crianças e adolescentes, com 34.291 denúncias nos primeiros quatro meses deste ano.
A coordenadora Nacional da Ouvidoria, Dida Figueiredo, disse que o Acre é o Estado com o menor numero de ligações, e que ninguém precisa se identificar ao fazer uma denúncia. “Não é normal sofrer violência, a gente tem que denunciar”, ressaltou Figueiredo, afirmando ainda que a ministra Maria do Rosário está se empenhando para promover um melhor funcionamento do Disque 100.