“Temos algo em comum: melhorar a saúde pública”, diz secretário ao CES

Armando Melo faz uma breve apresentação das ações planejadas para os próximos quatro anos (Foto: Diego Tenutti)
Armando Melo fez uma breve apresentação das ações planejadas para os próximos quatro anos (Foto: Diego Tenutti)

 

“Temos algo em comum: melhorar a saúde pública do Acre”, disse o secretário de Estado de Saúde, Armando Melo, na primeira Reunião Ordinária de 2015 do Conselho Estadual de Saúde (CES), na tarde desta sexta-feira, 6, em Rio Branco. O secretário se referia à importância de manter o diálogo aberto com o CES, para buscar soluções conjuntas para a saúde pública estadual.

Melo relatou que, desde que assumiu o compromisso de comandar a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), ainda em 2014, busca ouvir as pessoas para conhecer a saúde pública. “Eu tenho lido muito sobre o assunto e seguido um conselho do governador Tião Viana: ouvir as pessoas que trabalham na saúde”, disse, ao fazer uma breve apresentação das ações planejadas para os próximos quatro anos.

O secretário anunciou que o apoio técnico do governo do Estado à atenção primária será fortalecida. “Vamos continuar fomentando a cooperação entre o governo e os municípios, para ampliar a promoção de saúde e aumentar a prevenção de doenças.”

A regionalização dos serviços de saúde também será continuada. A exemplo do serviço de nefrologia de Cruzeiro do Sul, inaugurado em janeiro, outros atendimentos serão ofertados nos municípios para desafogar as unidades de Rio Branco.

Contratos Organizativos de Ações Públicas de Saúde (Coaps) serão formalizados entre Sesacre e unidades de saúde, buscando estabelecer pactos pela saúde. De maneira geral, os Coaps estabelecem metas e objetivos para melhorar a gestão das unidades.

Para os servidores públicos da saúde, o secretário informou que a Sesacre vai potencializar programas de formação continuada para capacitar e, consequentemente, valorizar os trabalhadores.

“Isso agrega melhoria da qualidade do serviço prestado aos usuários do SUS [Sistema Único de Saúde] e garante mais eficiência ao trabalho”, destacou Melo, ao afirmar que a humanização do serviço de saúde ganhará destaque até 2018.

O secretário finalizou a participação na reunião reafirmando o compromisso do governo do Estado em manter aberto o diálogo com os conselheiros e entidades de controle social, sempre com o intuito de melhorar a saúde pública ofertada à população acreana.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter