O presidente Michel Temer recebeu nesta 3ª feira (10.out.2017) os governadores do Acre, Tião Viana (PT), e de Rondônia, Confúcio Moura (PMDB). Temer aceitou 1 convite dos 2 para participar de uma reunião sobre proteção das fronteiras em Rio Branco, no Acre, em 27 de outubro.
O assunto do encontro será o combate ao tráfico de armas e drogas pela fronteira da região amazônica. Os governadores pediram uma reunião de emergência com o presidente.
Segundo Viana, a presidente do STF, Cármen Lúcia, o da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), e a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, também foram convidados e devem participar da reunião.
Também devem comparecer ao encontro os 27 governadores do país e mais governadores da Colômbia, Bolívia, Peru e Equador.
O governador do Acre criticou o Plano Nacional de Segurança Pública apresentado pelo governo. Disse que ele “não tem interface com os Estados“. “Precisamos de 1 plano único de segurança pública“, disse. “Não adianta uma política nacional que esteja dissociada da realidade“.
Viana afirmou que é necessário que o governo coloque mais esforços para a proteção das fronteiras na região da Amazônia. O governador petista disse que, enquanto há ausência de forças policiais na fronteira, há esforço grande em prisões em grandes centros.
“O que nos causa estranheza é ter a fronteira abertas e [enquanto isso, quando] há uma operação para prender uma pessoa em Brasília por corrupção tem 115 homens da Polícia Federal e 1 helicóptero, enquanto as fronteiras estão presas“, afirmou.