Telediagnóstico facilita a vida de pacientes no interior do estado

Antes do início dos exames, telediagnóstico foi apresentado aos profissionais em saúde de Cruzeiro do Sul (foto cedida)

A internet é sem dúvida, atualmente, uma das formas de se comunicar do mundo. Ela que tem poder de entreter, de mudar hábitos e conectar pessoas em qualquer parte do planeta, vem também revolucionando a medicina. Essa tecnologia unida a rapidez e agilidade de informações já chegou ao município de Cruzeiro do Sul, com a implantação do Telediagnóstico do Ministério da Saúde.

O programa, já inserido em outros três municípios acreanos, permite ter o resultado de exames de eletrocardiograma por especialistas do Núcleo Telessaúde de Minas Gerais (MG), através da internet. Em Cruzeiro do Sul, o exame está sendo realizado no Centro de Diagnóstico Edson Mesquita de Magalhães, em pacientes previamente agendados.

O Programa Telessaúde Brasil Redes foi criado em 2007 pelo Ministério da Saúde (MS) com o objetivo de fornecer apoio clínico para sanar dúvidas dos profissionais que atuam na rede básica, além de gerar economia de recursos com deslocamento de profissionais e usuários, reduzir a demanda e o tempo em filas para as especialidades.

O Acre foi o primeiro estado selecionado para o Projeto da Oferta Nacional de Telediagnóstico, iniciando, com parceria da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), o serviço de telecardiologia nos municípios de Xapuri, Rio Branco e Tarauacá em virtude da existência do equipamento de eletrocardiograma nos mesmos.

A proposta, de acordo com a coordenadora do Telessáude Acre, Mônica Morais, é que todos os municípios sejam contemplados ou que se crie uma rede com municípios de referência para a realização deste exame. “O sistema usado é simples e rápido com a garantia de um diagnóstico seguro realizado por médicos especialistas. É a forma mais econômica de atender a demanda local por exames de ECG, sem gastos para o paciente ou para o município”, destaca.

Rio Branco tirou 893 pacientes da fila para cardiologista, somente para emissão do laudo dos exames de ECG – Diminuição de fila e agilidade para o paciente nos últimos três meses. Xapuri (de 05/09 a 07/12) economizou mais de 20 mil reais com transporte de 201 pacientes para exame de ECG, evitando a fila para o cardiologista. Tarauacá, em igual período, realizou 137 exames, totalizando 1.231 laudos emitidos pelo Núcleo Telessaúde Minas Gerais, segundo dados do Núcleo Telessaúde Acre.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter