Telecentro Quiosque do Parque: inovação, cultura e educação

(Foto: Angela Peres/Secom)
O Telecentro Quiosque do Parque é localizado na rua Hernesto Veterano Sales, bairro Abrão Halab (Foto: Angela Peres/Secom)

Um espaço com computadores, os quais servirão para realização de capacitações em diversas áreas, além de levar o acesso à tecnologia para a população de Rio Branco.

É com essa ideia que o Telecentro Quiosque do Parque foi reinaugurado pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sect), na última terça-feira, 5, em Rio Branco.

São 15 computadores disponíveis. Lá, serão oferecidos, inicialmente, os cursos de Informática Básica e Assistente de Administração por meio do programa Telecentro na Escola.

Ao longo do ano, qualificações nas áreas de Manutenção de Computadores, Redes de Computadores, Libras Básico e Desenvolvimento de Web serão oferecidos à comunidade.

O local ficará aberto de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Um projeto em parceria com a prefeitura prevê posteriormente o funcionamento também aos fins de semana.

(Foto: Angela Peres/Secom)
Espaço oferecerá diversos cursos de capacitação ao longo do ano (Foto: Angela Peres/Secom)

Ao todo, são 14 Telecentros no Acre, sendo oito em Rio Branco e seis nos municípios. Nesses, mais de nove mil alunos foram capacitados por meio do projeto Meu Primeiro Acesso.

De acordo com a gestora da Sect, Renata Souza, a finalidade do Telecentro é incluir a comunidade não só digital, mas também socialmente.

“Não queremos trazer somente as escolas, queremos que a comunidade também usufrua os benefícios, seja para estudar ou trabalhar. Aqui também é motivado o empreendedorismo, já que os cursos capacitam os jovens em diversas áreas tecnológicas”, diz.

O projeto também é bicampeão em duas categorias no Prêmio Telecentros Brasil 2014 e 2015, da Associação de Informação e Negócios (ATN), nas categorias de Telecentro Destaque e Orientação e Capacitação.

“Os Telecentros vêm se transformando ao longo dos anos, passando de um ambiente climatizado com internet para um espaço que agrega valores e capacita as pessoas para o mercado de trabalho. Os prêmios foram de projetos que partiram de provocações da nossa equipe e do governador Tião Viana, e nos resultaram primeiro lugar nacionalmente por dois anos consecutivos”, conta o diretor de modernização da Sect, André Gasparini.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter