Tecnologia para o desenvolvimento

Amazônia agora lidera associação das instituições de pesquisa tecnológicas de todo o Brasil.

cesar_dotto_900_050608.jpg

César Dotto foi eleito vice-presidente da ABIPTI

O presidente da Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac), César Dotto, foi eleito vice-presidente da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisas Tecnológicas (ABIPTI), instituição que reúne 200 entidades e mais de 30 mil pesquisadores em todo o Brasil.

Sua eleição aconteceu na última quarta-feira, 4, durante a 26ª Assembléia Geral Ordinária da ABPTI, em Campina Grande na Paraíba, quando a doutora Isa Assef dos Santos da Fucapi-Amazonas foi eleita presidente nacional da entidade. A conquista da vice presidência é positiva para as instituições locais. A partir dela o Estado terá assento no Conselho Diretor da ABIPTI, que orienta as políticas e priorização de recursos para a pesquisa.

A assembléia aconteceu durante o congresso da associação iniciado na quarta-feira, e termina nesta sexta-feira, 6, tendo como tema motivador dos debates a "Diminuição dos Desníveis Regionais de Tecnologia e de Inovação no Brasil, um Desafio a ser Vencido".

A Funtac é sócia da ABIPTI. A instituição fundada em 1980 é uma das mais respeitadas dentro e fora do Brasil por sua posição de defesa das pesquisas bem como pela democratização do conhecimento que precisa ser levado a todas as regiões do país como instrumento fundamental ao desenvolvimento e para proporcionar melhores condições de vida à população. Isto inclui pesquisas acadêmicas e industriais voltadas à produção geradora de emprego e renda.

A ABIPTI recebe contribuições do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e das suas agências de apoio à pesquisa, com destaque pra o CNPq e Finep, como também do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e de inúmeras outras entidades. "Pela primeira vez nós do Acre poderemos interferir e colocar nosso entendimento sobre a importância do uso de tecnologias regionais para promover o desenvolvimento sustentável da Amazônia. Ali estaremos discutindo e propondo soluções que permitam romper essa política que prioriza o fazer ciência nos grandes centros econômicos prejudicando assim os demais estados que assim vão sendo condenados ao atraso tecnológico que compromete o desenvolvimento futuro e o próprio bem estar de sua população",enfatizou César Dotto.

A ABIPTI tem uma diretoria composta por um presidente e cinco vice-presidentes com cada um representando uma região do Brasil. Com isto, a partir de agora, César passa a representar os interesses de todas as instituições de pesquisa existentes na Região Norte.
 
Porque o Acre?
 
Ao ser convidado para concorrer à vice-presidência da associação, César Dotto apresentou documento de intenções onde reafirma que sua função estará pautada na produção de soluções tecnológicas tendo como prioridade o uso sustentável dos recursos naturais locais para contribuir com a melhoria da qualidade de vida da população.

A Funtac presidida por César Dotto desenvolve ações e pesquisas nas áreas da tecnologia de sementes e produção de mudas florestais nativas; tecnologia para o desenvolvimento de produtos naturais; tecnologia de manejo florestal de uso múltiplo; tecnologias em materiais para obras civis; tecnologia em madeira; tecnologia em energias de fontes renováveis; tecnologia da informação em geoprocessamento e sensoriamento remoto.

A fundação trabalha para contribuir com o desenvolvimento científico e tecnológico da região Norte nas diversas áreas que visam o desenvolvimento sustentável na biodiversidade amazônica. César Doto é membro atuante do Conselho Nacional das Secretarias de Estado de Ciência e Tecnologia (Consect) e do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap), que tem como principais atividades propostas para o período de 2008 a 2010.

Sua gestão à frente da ABIPTI prevê o respeito aos estatutos da entidade; participar e promover reuniões de trabalho na região de interesse da entidade; ampliar o fortalecimento institucional da associação; representar a região em eventos, seminários, workshops e outros. Identificar oportunidades para a realização de prcerias e identificar novos associados.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter