Na pandemia em que o mundo vive, a tecnologia é uma importante ferramenta para auxiliar os governos em políticas públicas na luta diária contra a Covid-19, doença infecciosa causada pelo novo coronavírus. Nesse cenário, a Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) vem contribuindo com ações para o fortalecimento e desenvolvimento do Acre.

Anderson Abreu, secretário da Seict, firma parcerias visando o fortalecimento do Acre no combate à pandemia da Covid-19.

Esta semana está sendo posta em prática a parceria firmada com a empresa In-Loco Tecnologia da Informação S. A. A ferramenta coleta dados de aplicativos parceiros utilizados pela população, permitindo a visualização de indícios de descumprimento à indicação de isolamento social proposta pelo Governo do Estado, de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS). Na última quarta-feira, 13, foi realizado o treinamento on-line do aplicativo, com a presença de representantes da Seict, Sejusp (Justiça) e Sesacre (Saúde).

“O sistema apresenta de forma visual os índices de adesão ao isolamento social em cada região da cidade, permitindo às autoridades concentrar as ações de prevenção em áreas estratégicas”, afirma Adriano Sales, diretor de Tecnologia de Informação e Comunicação.

O secretário da Seict, Anderson Abreu, informa que a empresa In-Loco disponibilizou cinco contas de acesso para a ferramenta, ficando uma para uso no comitê de crise, duas para uso da Sejusp e duas para uso da Sesacre.

Ferramenta coleta dados de aplicativos parceiros utilizados pela população, permitindo a visualização de indícios de descumprimento do isolamento social Foto: Marcos Vicentti/Secom.

“Dando continuidade ao conjunto de ações da Tecnologia da Informação que a Seict tem trazido para auxiliar no combate à Covid-19, firmamos essa cooperação técnica com a In-Loco. A empresa possui uma solução de web que permite acompanhar os índices de isolamento social no estado de maneira eficaz e precisa”.